Ativ. Pedagógicas Educação Infantil

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - VIVIANA A RAINHA DO  PIJAMA

Tema: Histórias “Viviana a Rainha do pijama” de Steve Webb.
Professora: Carina Wolf
Turma Multisseriada: Maternal II, Pré I e Pré II
Áreas do Conhecimento: Linguagem oral e escrita, conhecimentos sociais e naturais, Conhecimentos lógicos matemáticos, artes e música.

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTOS LÓGICOS MATEMÁTICOS:
¨      Números;
¨      Quantidades;
¨      Sequência;
¨      Cores;
¨      Classificação;
¨      Receitas;
¨      Coordenação motora;
¨      Gráfico;
¨      Horários;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
¨      Interpretação textual;
¨      Hipótese de escrita;
¨      Pseudoleitura;
¨      Letras;
¨      Nome dos animais;
¨      Gêneros textuais;
¨      Interpretação de mapa;
¨      Poesia;
¨      Meios de comunicação;
CONHECIMENTOS NATURAIS E SOCIAIS:
¨      Corporeidade;
¨      Animais: característica;
¨      Habitat;
¨      Tipos de festa;
¨      História do pijama;
¨      Preservação da fauna;
MÚSICA:
¨      Som dos animais;
¨      Cantigas;
ARTES:
¨      Imitação dos animais;
¨      Modelagem em massinha;
¨      Brincadeiras imaginarias;
¨      Faz de conta;
¨      Releitura;
¨      Maquete;

OBJETIVOS:
¨      Trabalhar diferentes gêneros textuais;
¨      Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
¨      Classificar os pijamas de acordo com o tamanho, cor, estação, gênero;
¨      Identificar no mapa mundi a localização dos habitat natural de cada animal e sua classificação;
¨      Ampliar o vocabulário e a construção da escrita por meio de palavras contidas na história;
¨      Relembrar os meios de comunicação utilizados no cotidiano;
¨      Reconhecer os tipos de festas no município;
¨      Compreender a importância do respeito com os animais;
¨      Realizar a releitura da obra “O Quarto de Van Gogh”.
¨      Construir a maquete de um quarto;
¨      Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
¨      Produzir uma receita contendo frutas;

METODOLOGIA:

Aula 01

     Preparar um cartaz com a seguinte frase: “Você não imagina quem está para chegar! Ela ira lhe convidar para uma incrível viagem pelo reino animal!
¨      Explorar o cartaz por meio de questionamentos:
-O que estamos vendo neste cartaz?
-Que animais aparecem nele?
-O que a personagem esta vestindo?
-Vocês conhecem algum destes animais pessoalmente?
-Vocês tem algum em suas casas?

¨      Assistir o vídeo da história “Viviana e Rainha do Pijama” gravado pelas professoras;



-Discutir com os alunos sobre os pijamas, animais, meio de comunicação,....
¨      Fazer o mapa do corpo humano, pintar, recortar os animais e colar como o dá história Viviana a rainha do pijama.

¨  


¨      Confeccionar o mapa mundi em papel pardo e localizar os animais colando os mesmos conforme seu habitat; alimentação, características, (vertebrados, invertebrados...) classificação (mamífero, aquáticos, aéreos, terrestres,...) cuidados...

¨      Atividade de registro: Pré II: Fazer termo a termo com o nome dos animais e desenho das roupas;
Pré I: primeiro com letras moveis escrever o nome de cada animal contido na história e depois repassar no caderno
 Maternal II: escrever a letra inicial dos nomes dos animais


Aula 02

¨    - Pedir que as crianças recontem com o livro a história Viviana a Rainha do pijama.
¨      - Caça ao tesouro, esconder as imagens dos animais da história Viviana a Rainha do Pijama pelo pátio da escola, os alunos deveram localizar os mesmos, com os mesmos realizar contas.
¨      Atividade de Registro:

MATERNAL II: contar as patas e colar uma bolinha de papel crepom para cada pata correspondente


PRÉ II e PRÉ I: fazer a soma das patas dos animais

¨      Gráfico do animal preferido de cada aluno, cada aluno deverá desenhar e colorir em um pedaço de papel quadrado o animal preferido.
Em seguida um aluno por vez apresentará o seu desenho para os demais colegas explicando o porque gosta do animal que desenhou.
E por ultimo será construído o gráfico de barras coletivo dos animais preferidos da turma.

Assistir o vídeo que fala da classificação dos animais (Baby Ehinsten).

Aula 03

¨      Contar a história Viviana a rainha do Pijama com slides.

¨      Trabalhar o gênero carta, conversar com as crianças sobre antigamente:
-Que o meio de comunicação era a carta;
-Como funcionava para se mandar uma carta;
-O que precisa para fazer uma carta;
-Quais os endereços de uma carta;
-Quais os meios de comunicação de agora...
¨      Fazer uma carta coletiva contando sobre a história... se estão gostando da história.... qual foi o animal que os alunos mais gostaram e pedir sobre o que estão trabalhando. (profe escreve e todos os alunos assinam). Mandar junto com carta a foto da turma.

¨      Atividade de registro sobre os meios de comunicação...
Pré II: cruzadinha dos meios de comunicação

Pré I: completar com a silaba inicial o nome dos meios de comunicação

Maternal II: escrever a letra inicial dos meios de comunicação
                    
                                                                                 

Aula 04

¨      Conversar sobre os horários de dormir, quantas horas precisamos dormir, porque precisamos dormir.

Até hoje não se sabe exatamente a função do sono, mas já se determinou por meio de experimentação que o sono é essencial para a recuperação física, do humor e da capacidade intelectual, bem como para relaxamento do corpo e da musculatura.
Questionar as crianças:
-Que horas vocês vão dormir?
-Que horas vocês acordam?

¨      Apresentar a Releitura da obra “o quarto” de Van Gogh.
Quais os desenhos que aparecem nesta obra?
Quantas cadeiras possuem?
Qual a cor das cadeiras?
A cama é de solteiro ou casal?
Qual a cor das paredes?

¨      Entregar uma folha A4 para cada criança. Elas deveram realizar a releitura da obra desenhando primeiramente com lápis e depois colorindo com tinta guache.
  
¨      Fazer a maquete de um quarto (cama, guarda roupa, coberta, caixa de brinquedos, travesseiro). As crianças ajudaram a encapar as caixinhas, desenhar nelas e depois organizaram como é um quarto o que encontramos nele.

Aula 05
¨      Entregar um personagem para cada criança colorir, após a professora fará um quebra cabeça e os alunos deverão montar e escrever o nome dos animais, Pré 2 deverá separar por silabas.
¨      Confecção das mascaras dos personagens da história para desfile.
¨      Pedir para as crianças sequenciar a ordem em que a Viviana mandou as cartas aos animais, também explorar maior/menor, texturas dos animais através da visão, animal que mais gostou da história.



Aula 06


¨      Neste dia cada aluno levará seu pijama de casa, cada crianças deverá apresentar o seu pijama aos colegas, falando sobre os desenhos estampados em seu pijama, porque gosta deste pijama.

¨      Realizar com os alunos a classificação dos pijamas, separando por tamanho, curto ou longo, de verão ou inverno...

¨      Os alunos deveram vestir seus pijamas para a realização da festa do pijama. Cada criança fará um espetinhos de fruta com morango, kiwi, maçã e banana para degustar durante a festa do pijama.

¨      Dançar diversas musicas durante a festa.

 Classificação dos pijamas por cor e tamanhos.






                                               




Assistindo o filme: Os Pinguins de Madagascar


  





Nenhum comentário:

Postar um comentário