SEQUÊNCIA DIDÁTICA - VIVIANA A RAINHA DO PIJAMA
Tema:
Histórias “Viviana a Rainha do pijama” de Steve Webb.
Professora: Carina Wolf
Turma Multisseriada: Maternal II, Pré I e Pré II
Áreas
do Conhecimento: Linguagem oral e escrita, conhecimentos
sociais e naturais, Conhecimentos lógicos matemáticos, artes e música.
CONTEÚDOS:
CONHECIMENTOS LÓGICOS MATEMÁTICOS:
¨ Números;
¨ Quantidades;
¨ Sequência;
¨ Cores;
¨ Classificação;
¨ Receitas;
¨ Coordenação
motora;
¨ Gráfico;
¨ Horários;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
¨ Interpretação
textual;
¨ Hipótese
de escrita;
¨ Pseudoleitura;
¨ Letras;
¨ Nome
dos animais;
¨ Gêneros
textuais;
¨ Interpretação
de mapa;
¨ Poesia;
¨ Meios
de comunicação;
CONHECIMENTOS NATURAIS E SOCIAIS:
¨ Corporeidade;
¨ Animais:
característica;
¨ Habitat;
¨ Tipos
de festa;
¨ História
do pijama;
¨ Preservação
da fauna;
MÚSICA:
¨ Som
dos animais;
¨ Cantigas;
ARTES:
¨ Imitação
dos animais;
¨ Modelagem
em massinha;
¨ Brincadeiras
imaginarias;
¨ Faz
de conta;
¨ Releitura;
¨ Maquete;
OBJETIVOS:
¨ Trabalhar
diferentes gêneros textuais;
¨ Desenvolver
o raciocínio lógico matemático;
¨ Classificar
os pijamas de acordo com o tamanho, cor, estação, gênero;
¨ Identificar
no mapa mundi a localização dos habitat natural de cada animal e sua
classificação;
¨ Ampliar
o vocabulário e a construção da escrita por meio de palavras contidas na
história;
¨ Relembrar
os meios de comunicação utilizados no cotidiano;
¨ Reconhecer
os tipos de festas no município;
¨ Compreender
a importância do respeito com os animais;
¨ Realizar
a releitura da obra “O Quarto de Van Gogh”.
¨ Construir
a maquete de um quarto;
¨ Participar
de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
¨ Produzir
uma receita contendo frutas;
METODOLOGIA:
Aula
01
Preparar
um cartaz com a seguinte frase: “Você não imagina quem está para chegar! Ela
ira lhe convidar para uma incrível viagem pelo reino animal!
¨ Explorar
o cartaz por meio de questionamentos:
-O que estamos vendo neste cartaz?
-Que animais aparecem nele?
-O que a personagem esta vestindo?
-Vocês conhecem algum destes
animais pessoalmente?
-Vocês tem algum em suas casas?
¨ Assistir
o vídeo da história “Viviana e Rainha do Pijama” gravado pelas professoras;
-Discutir com os alunos sobre os
pijamas, animais, meio de comunicação,....
¨ Fazer
o mapa do corpo humano, pintar, recortar os animais e colar como o dá história
Viviana a rainha do pijama.
¨
¨ Confeccionar
o mapa mundi em papel pardo e localizar os animais colando os mesmos conforme
seu habitat; alimentação, características, (vertebrados, invertebrados...)
classificação (mamífero, aquáticos, aéreos, terrestres,...) cuidados...
¨ Atividade
de registro: Pré II: Fazer termo a termo com o nome dos animais e desenho das roupas;
Pré I: primeiro com letras moveis escrever
o nome de cada animal contido na história e depois repassar no caderno
Maternal II: escrever a letra inicial dos nomes dos animais
Aula
02
¨ - Pedir que as crianças recontem com o livro a história Viviana a Rainha do pijama.
¨ - Caça
ao tesouro, esconder as imagens dos animais da história Viviana a Rainha do
Pijama pelo pátio da escola, os alunos deveram localizar os mesmos, com os
mesmos realizar contas.
¨ Atividade
de Registro:
MATERNAL II: contar as patas e
colar uma bolinha de papel crepom para cada pata correspondente
PRÉ II e PRÉ I: fazer a soma das
patas dos animais
¨ Gráfico
do animal preferido de cada aluno, cada aluno deverá desenhar e colorir em um
pedaço de papel quadrado o animal preferido.
Em seguida um aluno por vez
apresentará o seu desenho para os demais colegas explicando o porque gosta do
animal que desenhou.
E por ultimo será construído o
gráfico de barras coletivo dos animais preferidos da turma.
Assistir o vídeo que fala da classificação
dos animais (Baby Ehinsten).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LPCHh4XTuH4
Aula
03
¨ Contar
a história Viviana a rainha do Pijama com slides.
¨ Trabalhar
o gênero carta, conversar com as crianças sobre antigamente:
-Que o meio de comunicação era a
carta;
-Como funcionava para se mandar uma
carta;
-O que precisa para fazer uma
carta;
-Quais os endereços de uma carta;
-Quais os meios de comunicação de
agora...
¨ Fazer
uma carta coletiva contando sobre a história... se estão gostando da
história.... qual foi o animal que os alunos mais gostaram e pedir sobre o que
estão trabalhando. (profe escreve e todos os alunos assinam). Mandar junto com
carta a foto da turma.
¨ Atividade
de registro sobre os meios de comunicação...
Pré II: cruzadinha dos meios de
comunicação
Pré I: completar com a silaba
inicial o nome dos meios de comunicação
Maternal II: escrever a letra
inicial dos meios de comunicação
Aula
04
¨ Conversar
sobre os horários de dormir, quantas horas precisamos dormir, porque precisamos
dormir.
Até hoje não se sabe exatamente a
função do sono, mas já se determinou por meio de experimentação que o sono é
essencial para a recuperação física, do humor e da capacidade intelectual, bem
como para relaxamento do corpo e da musculatura.
Questionar as crianças:
-Que horas vocês vão dormir?
-Que horas vocês acordam?
¨ Apresentar
a Releitura da obra “o quarto” de Van Gogh.
Quais os desenhos que aparecem
nesta obra?
Quantas cadeiras possuem?
Qual a cor das cadeiras?
A cama é de solteiro ou casal?
Qual a cor das paredes?
¨ Entregar
uma folha A4 para cada criança. Elas deveram realizar a releitura da obra
desenhando primeiramente com lápis e depois colorindo com tinta guache.
¨ Fazer
a maquete de um quarto (cama, guarda roupa, coberta, caixa de brinquedos, travesseiro).
As crianças ajudaram a encapar as caixinhas, desenhar nelas e depois
organizaram como é um quarto o que encontramos nele.
Aula
05
¨ Entregar
um personagem para cada criança colorir, após a professora fará um quebra
cabeça e os alunos deverão montar e escrever o nome dos animais, Pré 2 deverá
separar por silabas.
¨ Confecção
das mascaras dos personagens da história para desfile.
¨ Pedir
para as crianças sequenciar a ordem em que a Viviana mandou as cartas aos
animais, também explorar maior/menor, texturas dos animais através da visão,
animal que mais gostou da história.
Aula
06
¨ Neste
dia cada aluno levará seu pijama de casa, cada crianças deverá apresentar o seu
pijama aos colegas, falando sobre os desenhos estampados em seu pijama, porque
gosta deste pijama.
¨ Realizar
com os alunos a classificação dos pijamas, separando por tamanho, curto ou
longo, de verão ou inverno...
¨ Os
alunos deveram vestir seus pijamas para a realização da festa do pijama. Cada
criança fará um espetinhos de fruta com morango, kiwi, maçã e banana para
degustar durante a festa do pijama.
¨ Dançar
diversas musicas durante a festa.
Classificação dos pijamas por cor e tamanhos.
Assistindo o filme: Os Pinguins de Madagascar
Nenhum comentário:
Postar um comentário