PNAIC


EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA 

Ao estudarmos o caderno sete, durante os encontros de formação do PNAIC, analisamos que o mesmo tem como principal objetivo apresentar a Educação Estatística, fornecendo ao professor elementos que permitam o planejamento de práticas pedagógicas que auxiliem a criança a reconhecer e produzir informações, em diversas situações e diferentes configurações.
Cabe ao professor possibilitar ao aluno uma atitude investigativa e auxiliá-lo a elaborar, ler e interpretar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada e gráficos, podendo ser de barras, linhas ou setores. Além de formular questões que gerem pesquisas e observações para coletar dados e produzir textos a partir da interpretação de gráficos e tabelas, quantitativos e qualitativos.
Com esse pensar, foi mais uma vez planejado e aplicado com os alunos planos de aula que possibilitaram atingir esses conhecimentos. Dentre as atividades realizadas foi à construção de gráficos de barras, linhas e setores a partir de situações do contexto dos alunos. Foi possível introduzir formas variadas de organizar os dados, como, por exemplo, as tabelas de dupla entrada. Foi desenvolvido de maneira lúdica atividades de classificação, categorização, combinatória e probabilidade.
Confiram algumas fotos dos alunos realizando as atividades: 

                               Coleta de dados com os alunos da Educação Infantil 

Construção individual do gráfico de setores.


Dinâmica de construção coletiva do gráfico de setores.
Gráfico de linhas no geoplano.
 Construção do gráfico de barras na folha quadriculada.
Construção coletiva de tabelas.
Produção de textos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
Construindo a tabela do jogo nunca 10.


 SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: Geometria
OBJETIVO GERAL:
·         Compreender e perceber as formas geométricas planas e espaciais no nosso cotidiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver o conceito sobre geometria;
·         Contar a história: “A história de um quadrado”;
·         Reproduzir o livro coletivamente com desenhos e escrita;
·         Explorar as formas geométricas encontradas no livro;
·         Desenharo caminho de casa identificando as formas geométricas;
METODOLOGIA:
·         Organizar os alunos em um circulo e questionar: O que é geometria para você? Posteriormente cada aluno desenha em uma folha de oficio. Expor as atividades em um mural.
·         Discutir com a turma e conceito coletivo no painel
·         Contar a história um redondo pode ser quadrado;
·         Confeccionar o livro onde cada um faz uma parte e montar o livro;
Tema: Desenhar o caminho de casa
2º DIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Socializar a tarefa de casa
·         Realizar um passeio no parque da escola para identificar as figuras geométricas existentes no local;
·         Produzir um gênero textual;
·         Produzir as figuras geométricas com material alternativo;
·         Resgatar objetos com a família que possui formas geométricas através de uma entrevista;

METODOLOGIA:
·          Cada aluno socializa a tarefa de casa;
·         Realizar um passeio no parque da escola;
·         Produzir um texto relatando quais as formas geométricas observaram e em que lugar.
·          Fazer um desenho do passeio (história em quadrinho).
·         Cada aluno constrói as figuras geométricas para colocar na sacola surpresa para produziremuma outra história;
·         Escrever a história de autoria dos alunos coletivamente no quadro, quando terminada registrar a mesma no caderno.
·         Educação física.
Tarefa: trazer os tapetes, toalhas, brinquedos com figuras geométricas, entrevistar a família sobre como conseguiu os tapetes.
1-      Descrever o objeto
2-      História do objeto (comprou, ganhou, lembrança)
3-      Identificar as formas no objeto
3º DIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Socializar a tarefa de cada através da linguagem oral;
·         Construir um mural com as formas e as escritas geométricas;
·         Descrever as figuras geométricas coletivamente;
·         Dramatizar a história, sendo que o aluno será o personagem;

METODOLOGIA:
·         Relatar a tarefa de casa e produzir um texto sobre a história dos objetos trazidos de casa.
·         Construir com duplex as diferentes formas geométricas e trabalhar sua nomenclatura e suas características.
·         Aula de inglês.

4º DIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Contar a história do livro: Clact, clact, clact
·         Classificar as embalagens por formas geométricas, trabalhando semelhanças e diferenças; ordenação e seriação.
·         Montar as figuras espaciais.
·         Realizar a Planificação das embalagens.

METODOLOGIA:
·         Iniciar a aula com o livro: Clact, clact, clact;
·         Ir ao mercadinho da escola e realizar a classificação, ordenação e seriação das embalagens.
·         Fazer a planificação sem os moldes (cada aluno precisa perceber que precisa tirar as medidas).
·         Aula de educação física.
Tarefa de casa: Desenhar as formas geométricas observada em casa.

5º DIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Construir a maquete da sala de aula utilizando material alternativo;
·         Introduzir noções de escala;
·         Construir uma planta baixa da maquete.
METODOLOGIA:
·         Contar a história “ Uma viagem para o espaço”.
·         Confeccionar coletivamentea maquete da sala;
·          Pintar a caixa, encapar as caixinhas, trabalhar em escala.
·         Explicar para os alunos o que é uma planta baixa, como faz.
·         Quando a maquete ficar pronta solicitar aos alunos que façam a planta baixa da maquete.
·         Aula de inglês.
·         Tema: Produzir uma história em quadrinho sobre a história “ Uma viagem ao espaço”.
6º DIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Fazer uma releitura de uma obra de arte;
·         Identificar nas formas geométricas a simetria encontrada em cada figura geométricas
·         Desenvolver habilidade com a coordenação motora
METODOLOGIA:
·         Contar a história meu mundinho;
·         Conversar sobre a história;
·         Realizar a releitura da obra de arte “ Bandeirinhas de Alfredo Volpi”.
Tarefa: Desenhar as figuras geométricas na malhasquadriculadas.
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Brincadeiras: amarelinha, viro e morto, atividades com corda, coelhinho sai da toca (desenhar as figuras geométricas dento do círculo);
INGLÊS: trabalhar as cores, nome das figuras.

Algumas atividades realizadas: 







Confiram algumas fotos dos alunos realizando as atividades: 

Construção da maquete.


Construção da planta baixa da maquete.

Construindo as figuras geométricas 


Caixa com as formas geométricas 

Produção de texto sobre onde encontramos as formas geométricas.

Objetos trazidos pelos alunos com formas geométricas.

Passeio realizado na comunidade para observar as formas geométricas. 

Construção do livro: Um redondo pode ser quadrado. 



ÁBACO 


Como sugestão do PNAIC foi confeccionado com materiais alternativos um ábaco para cada criança   representar números e efetuar cálculos de adição e subtração. O mesmo também auxilia na identificação posicional do número.



Alunos do 2º ano com o ábaco. 



JOGO NUNCA 10


Objetivo:

* Facilitar o entendimento da passagem da unidade para dezena, da dezena para centena e da centena para unidade de milhar.

Material:
- 1 caixa do material dourado
- 2 dados

Regras do jogo: 

- O jogador que tirar o maior número no lançamento do dado começa o jogo, os outros seguem a ordem na direção do relógio;

- O jogador, na sua vez, lança os dois dados juntos e então, soma os números obtidos. Depois recebe do caixa do banco essa quantidade de unidades. Exemplo: O jogador que tirou no dado as somas 3+5, deverá receber 8 unidades. 

- Ao juntar 10 unidades, o jogador solicita ao caixa a troca deles por 1 dezena. Caso ele tenha 14 cubinhos, com a troca passará a ter 1 dezena e 4 unidades.

- Ao juntar 10 dezenas deve também trocar, só que desta vez por uma centena.

Os alunos gostaram muito do jogo e o mesmo permitiu uma aprendizagem significativa e prazerosa. Durante as aulas realizaremos mais vezes o jogo com diferentes estratégias.  




Alunos realizando o jogo.



MOMENTOS DE FORMAÇÃO - PNAIC 2014 

Durante nossos encontros de formação são realizadas diversas atividades como: planejamento, estudo teórico de diferentes textos, trocas   de experiências e confecção de jogos matemáticos que posteriormente são utilizados em sala de aula. A formação está contribuído positivamente para aperfeiçoar nossas práticas pedagógicas.  


 Professoras Cursistas 


Confecção de jogos 





JOGO: DADO SONORO

Professora: Raquieli Mores
Turma: 2º ano 

OBJETIVOS DIDÁTICOS:

·     Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
·      Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
·      Identificar a sílaba como unidade fonológica;
·      Identificar a sílaba como unidade das palavras orais;
·     Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras;
·      Desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons iniciais das palavras;
·      Comparar palavras quanto ás semelhanças sonoras.

REGRAS:

·         A cartela com as figuras numeradas deve estar à vista dos jogadores durante todo o jogo.
·         Espalham-se as fichas sobre a mesa, com as frases voltadas para cima.
·         Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
·     O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.
·    O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a mesma sílaba da figura indicada na cartela.
·       Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O próximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
·     A cada ficha encontrada o jogador ganha um ponto. Se pegar a ficha errada os demais jogadores que perceberam denunciam e passa a vez.
·      Se um outro participante jogar o dado e o número deste for referente a uma figura para qual não a mais fichas, passa-se a vez para o jogador seguinte.
·      Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.
·       Ao final ganha o jogo quem conseguir o maior número de fichas.







PROGRAMA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC



Município de Presidente Castello Branco- SC
Professora: Raquieli Mores 
Unidade Escolar: Escola Municipal São Luiz
2º ano 


Nos encontros de formação do PNAIC-2014 já realizamos diversas atividades como: Estudos teóricos, revisamos nossas práticas, compartilhamos experiências e realizamos jogos orientados pela professora Lucimara F. Machado que posteriormente são aplicados com nossos alunos em sala de aula. 
Os jogos realizados permitem desenvolver várias capacidades em nossos alunos permitindo que a aprendizagem seja significativa.
Durante essa essa semana cada professora alfabetizadora elaborou e aplicou uma sequência didática.   

Sequência didática da história: Cindy e o baile 



OBJETIVOS:


* Realizar interpretação de tabelas;

* Construir gráficos de barra;
* Reforçar conhecimentos das quatro operações matemáticas;
* Identificar as horas;
* Trabalhar com os conceitos dobro e triplo;
* Desenvolver o raciocínio lógico matemático; 
* Produzir textos com coesão e coerência;
* Utilizar corretamente os sinais de pontuação;
* Trabalhar com a tabuada concreta. 
* Desenvolver atividades matemáticas de forma lúdica e prazerosa

METODOLOGIA: 

* Acolher os alunos e realizar as atividades de rotina;

* Preencher o calendário;
* Entregar o conto Cindy e o baile para realizar a leitura. 
Cada aluno realiza a leitura de um parágrafo do conto em voz alta. 


CINDY E O BAILE


Hoje vamos dar uma repaginada na História da Cinderala ou Cindy para os mais íntimos.
Como todos sabem, Cindy teve uma vida muito sofrida sendo explorada por sua madrasta e suas filhas. Ela era uma empregada dentro de sua própria casa. Lavava, passava, cozinhava e fazia todo o serviço da casa e não recebia um centavo por nada disso.
Um dia, chegou à sua casa um convite para o Baile Real onde o Príncipe iria escolher a futura Princesa.
Como sua madrasta era muito má e sua filhas muito egoístas, elas disseram que, como Cindy não tinha roupas adequadas ela não poderia ir ao Baile e além do quê ainda tinha muito serviço para ser feito.
Cindy foi para o seu quarto muito triste e chorou tanto... pois seu sonho sempre foi conhecer o Príncipe pessoalmente. Mas quem ela era para ir contra uma ordem de sua madrasta não é mesmo?
Foi quando do nada, apareceu a Fada Madrinha com “aquele Cartão de Crédito Internacional  I-LI-MI-TA-DO". Alguém sabe o que é isso? Dá para acreditar em tanta sorte? Mas como sempre tudo tem um porém, Cindy poderia ficar no Baile só até à meia-noite. Ah! mas, para quem não iria de jeito nenhum, meia-noite  até que é um horário legal, não é mesmo?
Como faltava pouco tempo para o Baile e havia muito que fazer, Cindy pôs-se logo a organizar as coisas como marcar salão, aluguel de vestido, sapatos, limosine, etc.
Chegou o grande dia e Cindy foi a mais bela entre todas as moças presentes e o Príncipe ficou encantado. Foi amor à primeira vista. Dançou com ela o tempo todo sem dar atenção a mais ninguém. Ela reinou absoluta matando todas de inveja principalmente suas "irmãs".No palácio, a beleza e simpatia de Cindy conquistou a todos.
O tempo passou depressa e, para surpresa dela, o relógio do palácio começou a bater meia-noite. Ela logo se lembrou do aviso da Fada Madrinha e assustada, fugiu correndo, mas deixou para trás seu sapato.
O príncipe pegou o sapato e decidiu que iria se casar com a dona dele, pois ela tinha conquistado seu coração.
Uma carta do reino chega à casa da Cinderela anunciando a chegada do príncipe. Ele procurou por todo o reino e finalmente chegou à casa onde Cindy morava. As irmãs experimentaram o sapato, mas seus pés eram grandes demais.  Até que chegou a vez de Cindy, depois de muito custo pois a madrasta  havia trancado a pobre moça. Mas com a ajuda da "Dinda", ela consegue chegar a tempo de experimentar o sapato que, deu certinho no seu pé . Vibrando de alegria o príncipe a pediu em casamento.
O rei estava feliz porque seu filho havia encontrado uma moça que se tornaria a mais linda princesa de todo o reino. Por tanto viveram felizes para sempre.

 RODA DE CONVERSA: 


Questionar os alunos:

Vocês  já conheciam essa história? O que ela tem de diferente da história original da Cinderela?

Escrever um texto coletivamente no papel pardo relatando o que aconteceu na história.Trabalhar a pontuação, paragrafação, coerência e coesão.

Agora que já lemos a história, vamos pensar um pouquinho matematicamente nas seguintes situações:

Para lavar, hidratar, escovar, cortar os cabelos, fazer um penteado, arrumar a unha do  pé e da mão, Cindy resolveu fazer uma rápida pesquisa de preços.

SALÃO SEMPRE BELA
Hidratação
Escova
Corte de cabelo
Penteado
Arrumar as unhas
R$ 30,00
R$ 15,00
R$ 10,00
R$ 25,00
R$ 20,00

SALÃO DA KADY
Hidratação
Escova
Corte de cabelo
Penteado
Arrumar as unhas
R$ 40,00
R$ 20,00
R$ 15,00
R$ 30,00
R$ 10,00


ATIVIDADES:









* Realizar atividades com a tabuada concreta, trabalhando especialmente com a tabuada do 4. 

Com a tabuada concreta é possível trabalhar com a multiplicação, utilizando a quantidades de tampinhas vezes a quantidade de potes, vai se obter o resultado da multiplicação. Exemplo: se tenho 5 potes e cada um tem 4 tampinhas no total terei 20 tampinhas. Na divisão é só fazer o inverso da multiplicação, exemplo: se eu tenho 20 tampinhas e as divido em 5 potes terei como resultado 4 tampinhas em cada pote. Na adição é só utilizar o princípio da junção das tampinhas e na subtração retirá-las de uma quantidade.



Jogo construído pelos alunos e professora.


Trabalhando com a tabuada do quatro.



Confiram algumas fotos dos alunos e professora realizando as atividades: 

Realizando a leitura da história em voz alta 


Construção do gráfico de barras


Escrevendo o texto com coesão, coerência, pontuação...  


Realizando cálculos.




Trabalhado com as horas.

Durante todas as atividades os alunos participaram ativamente e demonstraram interesse. Foi possível  atingir todos os objetivos propostos.





Início do PNAIC  2014 

Professoras alfabetizadoras do Município de Presidente Castello Branco estão dando continuidade as atividades do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Esse ano o Pacto tem como temática " Alfabetização Matemática". A formação acontecerá todas as segundas- feiras no período noturno.


Turma do 2º ano ( Débora Beber e Higor Carlos Andrioni) 
Professora: Raquieli Mores 





Professoras alfabetizadoras do município de Presidente Castello Branco iniciaram esse ano a formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa, o mesmo tem como objetivo que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O curso é realizado todas as segundas-feiras no período noturno e é orientado pela professora Lucimara Frigo Machado.

Durante os encontros são realizadas diversas atividades que contribuem para o planejamento das situações didáticas e estratégias de ensino como: Confecção de jogos pedagógicos e elaboração de diferentes técnicas de contação de histórias. É realizado o acompanhamento da aprendizagem das crianças e dos processos de avaliação. 

            Em uma das unidades estudadas citava sobre a importância de alfabetizar com os gêneros textuais, portanto foram planejadas e desenvolvidas diversas atividades em sala de aula como, por exemplo, o estudo do gênero poesias com os alunos do 1º e 3º  ano


Poesia: Sítio do Pica Pau Amarelo.


Alunos do 1º ano ordenando as frases da poesia. 



Registrando a poesia no caderno com auxilio do alfabeto móvel. 


Alunos do 3º ano trabalhando com a poesia  " o buraco do tatu" de Sérgio Caparelli.

Identificando  estrofes e versos 

“A alfabetização é uma das principais prioridades e é dever do professor se aperfeiçoar e contribuir para que a aprendizagem aconteça de maneira significativa”. 


Atividade PNAIC 
Sequência Didática Baseada na obra: Bichionário de Nílson José Machado.

O livro Bichionário de Nilson José Machado tem todo o alfabeto e para cada letrinha o nome de um animal e está escrito um parágrafo falando sobre o mesmo e fazendo rimas. É um livro bem colorido e com uma leitura bem divertida.
 Realizei primeiramente a apresentação do livro, (título, autores). Após realizei a leitura em voz alta da história. Ao terminar de contar cada aluno leu em voz alta também sobre um animal até chagar a letra z. Em seguida dividi a turma em dois grupos e os alunos do primeiro ano escreveram o nome dos animais e formaram uma frase do que lembravam sobre o mesmo em um pedaço de cartolina e plastificado utilizando a canetinha para escrever.
Já com os alunos do 3º ano, trabalhei os sinais de pontuação que apareciam na história e o emprego correto dos mesmos. Entreguei para eles uma copia digitalizada da história e solicitei que pintassem as rimas de amarelo e após cada aluno deveria escrever um pequeno texto falando sobre o que entendeu da história em forma do gênero poesia, podendo criar outras rimas com o nome dos animais ou fazer uma propaganda do livro.
Gostei muito de trabalhar com esse livro e os alunos prestaram atenção em todos os momentos da aula. Os resultados são maravilhosos sendo possível trabalhar de maneira lúdica a aprendizagem.
Confiram as fotos das atividades realizadas!

Explicação sobre os sinais de pontuação.

Atividade com o gênero poesia.

Conversando sobre a história. 

Atividade de escrita de frases sobre os animais. 

DINÂMICA: BONECA DE LATA E OS INDIOZINHOS

Atividade formação PNAIC - Referente a unidade 6: Planejando a Alfabetização: Integrando Diferentes Áreas do Conhecimento, Projetos e Sequências didáticas. 
Objetivo: Desenvolver a expressão corporal.



Sequência didática baseada no livro: Tempo, tempo, tempo: quem pode com ele? 
Autora: Vitória Rodrigues e Silva.

ESCOLA MUNICIPAL SÃO LUIZ, 09 DE OUTUBRO 2013 QUARTA-FEIRA
Professora: Raquieli Mores
TEMA:
·         Linha do tempo.
PROJETO:
·         Projeto: Aprendendo com vários gêneros textuais.
·         Projeto “Ouvindo e aprendendo com história do sítio do pica-pau amarelo”;
CONTEÚDO/ÁREA DO CONHECIMENTO:
·         Português e história.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Compreender o que é uma linha do tempo;
·         Levantar as características essenciais de uma linha do tempo;
·         Produzir sua própria linha do tempo através de uma história em quadrinhos.
·         Reconhecer-se como sujeito e agente histórico;
·         Estimular a criatividade;
·         Diferenciar a notação do tempo ao longo do dia;
·         Identificar os diferentes instrumentos de registro do tempo;

METODOLOGIA:
®    Atividades de rotina:
1-      Preenchimento do calendário pelo ajudante do dia:
2-      Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água
Pauta:
·         História “Tempo, tempo, tempo: quem pode com ele;
·         Fazer uma lista;
·         Trabalhar com linha do tempo da vida;
·         Linha do tempo do meu dia;
·         Fazer a linha do tempo;
·         Socializar com os colegas a atividade realizada.
·         Produzir um texto.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1º momento:
·         Iniciar a aula contando a história “Tempo, tempo, tempo: quem pode com ele de Vitória Rodrigues.
2º momento:
·         Fazer uma lista no quadro sobre os assuntos que história estava contando e registrar no caderno.
3º momento:
·         Explicar para os alunos como é feito uma linha do tempo e mostrar a linha do tempo de Monteiro Lobato. Disponível em: http://lobato.globo.com/lobato_Linha.asp
4º momento:
·         Mostrar algumas linha do tempo.
5º momento:
·         Com o questionário em mãos (que foi respondido de tema do dia 08) cada aluno fará sua linha do tempo por meio do gênero história em quadrinhos contando alguns acontecimentos de sua vida.
Ex: Algumas data importantes
Perguntas:
1)Data do nascimento.
2) comecei a andar em que ano?
3)Meu primeiro dia de aula .
4)Minha festa de aniversário.
5)Nascimento de uma irmão (irmã).
6)Formatura do pré.

6º momento

·         Cada aluno apresentará sua linha do tempo para os colegas e professora.

®    LANCHE

7º momento:

·         Relembrar com os alunos a parte da história em que fala:
 “ Uma linha do tempo pode representar um único dia, ou mesmo uma única hora.
·         Cada aluno deverá então representar em uma folha de oficio como é seu dia.
1º Ano:
Dividir a folha em três partes: manhã, tarde e noite e contar algum acontecimento desse período.
3º ano:
Fazer a linha do tempo em um pedaço de papel pardo e indicar também as horas.
Escrever um texto relatando alguns acontecimentos importantes.
TEMA:
·         Terminar de desenhar e pintar a linha do tempo.
AVALIAÇÃO:
É  importante verificar se eles compreenderam a ordenação dos fatos ao logo de sua vida, se foram capazes de discutir, socializar o que aprenderam, de identificar os diferentes instrumentos de registro do tempo e avaliar também a produção escrita e a criatividade no decorrer das atividades. 

Fotos da atividades realizadas: 















Nenhum comentário:

Postar um comentário