EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
Ao estudarmos o caderno
sete, durante os encontros de formação do PNAIC, analisamos que o mesmo tem
como principal objetivo apresentar a Educação Estatística, fornecendo ao professor
elementos que permitam o planejamento de práticas pedagógicas que auxiliem a
criança a reconhecer e produzir informações, em diversas situações e diferentes
configurações.
Cabe ao professor
possibilitar ao aluno uma atitude investigativa e auxiliá-lo a elaborar, ler e
interpretar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada e gráficos,
podendo ser de barras, linhas ou setores. Além de formular questões que gerem
pesquisas e observações para coletar dados e produzir textos a partir da
interpretação de gráficos e tabelas, quantitativos e qualitativos.
Com esse pensar, foi
mais uma vez planejado e aplicado com os alunos planos de aula que
possibilitaram atingir esses conhecimentos. Dentre as atividades realizadas foi
à construção de gráficos de barras, linhas e setores a partir de situações do
contexto dos alunos. Foi possível introduzir formas variadas de organizar os
dados, como, por exemplo, as tabelas de dupla entrada. Foi desenvolvido de
maneira lúdica atividades de classificação, categorização, combinatória e
probabilidade.
Confiram algumas fotos dos alunos realizando as atividades:
Coleta de dados com os alunos da Educação Infantil
Construção
individual do gráfico de setores.
Dinâmica de
construção coletiva do gráfico de setores.
Gráfico de
linhas no geoplano.
Construção do
gráfico de barras na folha quadriculada.
Construção
coletiva de tabelas.
Produção de textos
a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
Construindo a tabela do jogo nunca 10.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA:
Geometria
OBJETIVO
GERAL:
·
Compreender e perceber as formas
geométricas planas e espaciais no nosso cotidiano.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver o conceito sobre geometria;
·
Contar a história: “A história de um
quadrado”;
·
Reproduzir o livro coletivamente com
desenhos e escrita;
·
Explorar as formas geométricas
encontradas no livro;
·
Desenharo caminho de casa identificando
as formas geométricas;
METODOLOGIA:
·
Organizar os alunos em um circulo e
questionar: O que é geometria para você? Posteriormente cada aluno desenha em
uma folha de oficio. Expor as atividades em um mural.
·
Discutir com a turma e conceito coletivo
no painel
·
Contar a história um redondo pode ser
quadrado;
·
Confeccionar o livro onde cada um faz
uma parte e montar o livro;
Tema:
Desenhar o caminho de casa
2º DIA
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Socializar a tarefa de casa
·
Realizar um passeio no parque da escola
para identificar as figuras geométricas existentes no local;
·
Produzir um gênero textual;
·
Produzir as figuras geométricas com
material alternativo;
·
Resgatar objetos com a família que
possui formas geométricas através de uma entrevista;
METODOLOGIA:
·
Cada aluno socializa a tarefa de casa;
·
Realizar um passeio no parque da escola;
·
Produzir um texto relatando quais as
formas geométricas observaram e em que lugar.
·
Fazer um desenho do passeio (história em
quadrinho).
·
Cada aluno constrói as figuras
geométricas para colocar na sacola surpresa para produziremuma outra história;
·
Escrever a história de autoria dos
alunos coletivamente no quadro, quando terminada
registrar a mesma no caderno.
·
Educação física.
Tarefa:
trazer os tapetes, toalhas, brinquedos com figuras geométricas, entrevistar a
família sobre como conseguiu os tapetes.
1- Descrever
o objeto
2- História
do objeto (comprou, ganhou, lembrança)
3- Identificar
as formas no objeto
3º DIA
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Socializar a tarefa de cada através da
linguagem oral;
·
Construir um mural com as formas e as
escritas geométricas;
·
Descrever as figuras geométricas
coletivamente;
·
Dramatizar a história, sendo que o aluno
será o personagem;
METODOLOGIA:
·
Relatar a tarefa de casa e produzir um
texto sobre a história dos objetos trazidos de casa.
·
Construir com duplex as diferentes
formas geométricas e trabalhar sua nomenclatura e suas características.
·
Aula de inglês.
4º DIA
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Contar a história do livro: Clact,
clact, clact
·
Classificar as embalagens por formas
geométricas, trabalhando semelhanças e diferenças; ordenação e seriação.
·
Montar as figuras espaciais.
·
Realizar a Planificação das embalagens.
METODOLOGIA:
·
Iniciar a aula com o livro: Clact,
clact, clact;
·
Ir ao mercadinho da escola e realizar a classificação,
ordenação e seriação das embalagens.
·
Fazer a planificação sem os moldes (cada
aluno precisa perceber que precisa tirar as medidas).
·
Aula de educação física.
Tarefa
de casa: Desenhar as formas geométricas observada em casa.
5º DIA
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Construir a maquete da sala de aula
utilizando material alternativo;
·
Introduzir noções de escala;
·
Construir uma planta baixa da maquete.
METODOLOGIA:
·
Contar a história “ Uma viagem para o
espaço”.
·
Confeccionar coletivamentea maquete da
sala;
·
Pintar a caixa, encapar as caixinhas,
trabalhar em escala.
·
Explicar para os alunos o que é uma
planta baixa, como faz.
·
Quando a maquete ficar pronta solicitar
aos alunos que façam a planta baixa da maquete.
·
Aula de inglês.
·
Tema: Produzir uma história em quadrinho
sobre a história “ Uma viagem ao espaço”.
6º DIA
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Fazer uma releitura de uma obra de arte;
·
Identificar nas formas geométricas a
simetria encontrada em cada figura geométricas
·
Desenvolver habilidade com a coordenação
motora
METODOLOGIA:
·
Contar a história meu mundinho;
·
Conversar sobre a história;
·
Realizar a releitura da obra de arte “
Bandeirinhas de Alfredo Volpi”.
Tarefa:
Desenhar as figuras geométricas na malhasquadriculadas.
AULAS
DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Brincadeiras: amarelinha, viro e morto, atividades com
corda, coelhinho sai da toca (desenhar as figuras geométricas dento do
círculo);
INGLÊS:
trabalhar as cores, nome das figuras.
Algumas atividades realizadas:
Confiram algumas fotos dos alunos realizando as atividades:
Construção da maquete.
Construção da planta baixa da maquete.
Construindo as figuras geométricas
Caixa com as formas geométricas
Produção de texto sobre onde encontramos as formas geométricas.
Objetos trazidos pelos alunos com formas geométricas.
Passeio realizado na comunidade para observar as formas geométricas.
Construção do livro: Um redondo pode ser quadrado.
ÁBACO
Como sugestão do PNAIC foi confeccionado com
materiais alternativos um ábaco para cada criança representar
números e efetuar cálculos de adição e subtração. O mesmo também auxilia na identificação posicional do número.
Alunos do 2º ano com o ábaco.
JOGO NUNCA 10
Objetivo:
* Facilitar o entendimento da passagem da unidade para
dezena, da dezena para centena e da centena para unidade de milhar.
Material:
- 1 caixa do material dourado
- 2 dados
Regras do jogo:
Regras do jogo:
- O jogador que tirar o maior número no lançamento do dado começa o jogo, os
outros seguem a ordem na direção do relógio;
- O jogador, na sua vez, lança os dois dados juntos e então, soma os números
obtidos. Depois recebe do caixa do banco essa quantidade de unidades. Exemplo: O jogador que tirou no dado as somas 3+5,
deverá receber 8 unidades.
- Ao juntar 10 unidades, o jogador solicita ao caixa a troca deles por 1 dezena. Caso ele tenha 14 cubinhos, com a troca passará a
ter 1 dezena e 4 unidades.
- Ao juntar 10 dezenas deve também trocar, só que desta vez por uma centena.
Alunos realizando o jogo.
MOMENTOS DE FORMAÇÃO - PNAIC 2014
Durante nossos encontros de formação são
realizadas diversas atividades como: planejamento, estudo teórico de diferentes
textos, trocas de experiências e confecção de jogos matemáticos que
posteriormente são utilizados em sala de aula. A formação
está contribuído positivamente para aperfeiçoar nossas
práticas pedagógicas.
Professoras Cursistas
Confecção de jogos
JOGO: DADO SONORO
Professora: Raquieli Mores
Turma: 2º ano
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
· Compreender que as palavras são compostas por
unidades sonoras;
· Perceber que palavras diferentes possuem partes
sonoras iguais;
· Identificar a sílaba como unidade fonológica;
· Identificar a sílaba como unidade das palavras
orais;
· Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras;
· Desenvolver a consciência fonológica por meio da
exploração dos sons iniciais das palavras;
· Comparar palavras quanto ás semelhanças sonoras.
REGRAS:
·
A cartela com as figuras numeradas deve estar à
vista dos jogadores durante todo o jogo.
·
Espalham-se as fichas sobre a mesa, com as
frases voltadas para cima.
·
Os jogadores decidem quem deve iniciar a
partida.
· O primeiro jogador inicia a partida lançando o
dado e verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número
sorteado.
· O jogador deverá escolher uma figura cujo nome
comece com a mesma sílaba da figura indicada na cartela.
· Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O
próximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
· A cada ficha encontrada o jogador ganha um
ponto. Se pegar a ficha errada os demais jogadores que perceberam denunciam e
passa a vez.
· Se um outro participante jogar o dado e o número
deste for referente a uma figura para qual não a mais fichas, passa-se a vez
para o jogador seguinte.
· Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.
· Ao final ganha o jogo quem conseguir o maior
número de fichas.
PROGRAMA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC
Município de Presidente Castello Branco- SC
Professora: Raquieli Mores
Unidade Escolar: Escola Municipal São Luiz
2º ano
2º ano
Nos encontros de formação do PNAIC-2014 já realizamos diversas atividades como: Estudos teóricos, revisamos nossas práticas, compartilhamos experiências e realizamos jogos orientados pela professora Lucimara F. Machado que posteriormente são aplicados com nossos alunos em sala de aula.
Os jogos realizados permitem desenvolver várias capacidades em nossos alunos permitindo que a aprendizagem seja significativa.
Durante essa essa semana cada professora alfabetizadora elaborou e aplicou uma sequência didática.
Sequência didática da história: Cindy e o baile
OBJETIVOS:
* Realizar interpretação de tabelas;
* Construir gráficos de barra;
* Reforçar conhecimentos das quatro operações matemáticas;
* Identificar as horas;
* Trabalhar com os conceitos dobro e triplo;
* Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
* Produzir textos com coesão e coerência;
* Utilizar corretamente os sinais de pontuação;
* Trabalhar com a tabuada concreta.
* Desenvolver atividades matemáticas de forma lúdica e prazerosa
Os jogos realizados permitem desenvolver várias capacidades em nossos alunos permitindo que a aprendizagem seja significativa.
Durante essa essa semana cada professora alfabetizadora elaborou e aplicou uma sequência didática.
Sequência didática da história: Cindy e o baile
OBJETIVOS:
* Realizar interpretação de tabelas;
* Construir gráficos de barra;
* Reforçar conhecimentos das quatro operações matemáticas;
* Identificar as horas;
* Trabalhar com os conceitos dobro e triplo;
* Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
* Produzir textos com coesão e coerência;
* Utilizar corretamente os sinais de pontuação;
* Trabalhar com a tabuada concreta.
* Desenvolver atividades matemáticas de forma lúdica e prazerosa
METODOLOGIA:
* Acolher os alunos e realizar as atividades de rotina;
* Preencher o calendário;
* Entregar o conto Cindy e o baile para realizar a leitura.
* Acolher os alunos e realizar as atividades de rotina;
* Preencher o calendário;
* Entregar o conto Cindy e o baile para realizar a leitura.
* Cada aluno realiza a leitura de um parágrafo do conto em voz alta.
CINDY E O BAILE
Hoje vamos dar uma repaginada na História da
Cinderala ou Cindy para os mais íntimos.
Como todos sabem, Cindy teve uma vida muito sofrida
sendo explorada por sua madrasta e suas filhas. Ela era uma empregada dentro de
sua própria casa. Lavava, passava, cozinhava e fazia todo o serviço da casa e
não recebia um centavo por nada disso.
Um dia, chegou à sua casa um convite para o Baile
Real onde o Príncipe iria escolher a futura Princesa.
Como sua madrasta era muito má e sua filhas muito
egoístas, elas disseram que, como Cindy não tinha roupas adequadas ela não
poderia ir ao Baile e além do quê ainda tinha muito serviço para ser feito.
Cindy foi para o seu quarto muito triste e chorou
tanto... pois seu sonho sempre foi conhecer o Príncipe pessoalmente. Mas quem
ela era para ir contra uma ordem de sua madrasta não é mesmo?
Foi quando do nada, apareceu a Fada Madrinha com
“aquele Cartão de Crédito Internacional I-LI-MI-TA-DO". Alguém sabe
o que é isso? Dá para acreditar em tanta sorte? Mas como sempre tudo tem um
porém, Cindy poderia ficar no Baile só até à meia-noite. Ah! mas, para quem não
iria de jeito nenhum, meia-noite até que é um horário legal, não é mesmo?
Como faltava pouco tempo para o Baile e havia muito
que fazer, Cindy pôs-se logo a organizar as coisas como marcar salão, aluguel
de vestido, sapatos, limosine, etc.
Chegou o grande dia e Cindy foi a mais bela entre
todas as moças presentes e o Príncipe ficou encantado. Foi amor à primeira
vista. Dançou com ela o tempo todo sem dar atenção a mais ninguém. Ela reinou
absoluta matando todas de inveja principalmente suas "irmãs".No
palácio, a beleza e simpatia de Cindy conquistou a todos.
O tempo passou depressa e, para surpresa dela, o
relógio do palácio começou a bater meia-noite. Ela logo se lembrou do aviso da
Fada Madrinha e assustada, fugiu correndo, mas deixou para trás seu sapato.
O príncipe pegou o sapato e decidiu que iria se
casar com a dona dele, pois ela tinha conquistado seu coração.
Uma carta do
reino chega à casa da Cinderela anunciando a chegada do príncipe. Ele procurou
por todo o reino e finalmente chegou à casa onde Cindy morava. As irmãs
experimentaram o sapato, mas seus pés eram grandes demais. Até que chegou
a vez de Cindy, depois de muito custo pois a madrasta havia trancado a
pobre moça. Mas com a ajuda da "Dinda", ela consegue chegar a tempo
de experimentar o sapato que, deu certinho no seu pé . Vibrando de alegria o
príncipe a pediu em casamento.
O rei estava feliz porque seu filho havia encontrado
uma moça que se tornaria a mais linda princesa de todo o reino. Por tanto
viveram felizes para sempre.
RODA DE CONVERSA:
* Questionar os
alunos:
Vocês já conheciam essa história? O que ela tem de diferente da história original da Cinderela?
Escrever um
texto coletivamente no papel pardo relatando o que aconteceu na história.Trabalhar a pontuação, paragrafação, coerência e coesão.
Agora que já lemos a história,
vamos pensar um pouquinho matematicamente nas seguintes situações:
Para lavar, hidratar, escovar,
cortar os cabelos, fazer um penteado, arrumar a unha do pé e da mão, Cindy resolveu fazer uma rápida
pesquisa de preços.
SALÃO SEMPRE BELA
Hidratação
|
Escova
|
Corte de cabelo
|
Penteado
|
Arrumar as unhas
|
R$ 30,00
|
R$ 15,00
|
R$ 10,00
|
R$ 25,00
|
R$ 20,00
|
SALÃO DA KADY
Hidratação
|
Escova
|
Corte de cabelo
|
Penteado
|
Arrumar as unhas
|
R$ 40,00
|
R$ 20,00
|
R$ 15,00
|
R$ 30,00
|
R$ 10,00
|
ATIVIDADES:
*
* Realizar atividades com a tabuada concreta, trabalhando especialmente com a tabuada do 4.
Com a tabuada concreta é
possível trabalhar com a multiplicação, utilizando a quantidades de tampinhas
vezes a quantidade de potes, vai se obter o resultado da multiplicação.
Exemplo: se tenho 5 potes e cada um tem 4 tampinhas no total terei 20
tampinhas. Na divisão é só fazer o inverso da multiplicação, exemplo: se eu
tenho 20 tampinhas e as divido em 5 potes terei como resultado 4 tampinhas em
cada pote. Na adição é só utilizar o princípio da junção das tampinhas e na
subtração retirá-las de uma quantidade.
Jogo construído pelos alunos e professora.
Trabalhando com a tabuada do quatro.
Confiram algumas fotos dos alunos e professora realizando as atividades:
Realizando a leitura da história em voz alta
Construção do gráfico de barras
Escrevendo o texto com coesão, coerência, pontuação...
Realizando cálculos.
Trabalhado com as horas.
Durante todas as atividades os alunos participaram ativamente e demonstraram interesse. Foi possível atingir todos os objetivos propostos.
Início do PNAIC 2014
Professoras alfabetizadoras do Município de Presidente Castello Branco estão dando continuidade as atividades do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Esse ano o Pacto tem como temática " Alfabetização Matemática". A formação acontecerá todas as segundas- feiras no período noturno.
Turma do 2º ano ( Débora Beber e Higor Carlos Andrioni)
Professora: Raquieli Mores
Professoras alfabetizadoras do município de Presidente
Castello Branco iniciaram esse ano a formação do PNAIC (Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade certa, o mesmo tem como objetivo que todas as crianças estejam
alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino
fundamental. O curso é realizado todas as segundas-feiras no período noturno
e é orientado pela professora Lucimara Frigo Machado.
Durante os encontros são realizadas diversas atividades que
contribuem para o planejamento das situações didáticas e estratégias de ensino como: Confecção de jogos pedagógicos e elaboração de diferentes técnicas de contação de histórias. É realizado o acompanhamento da aprendizagem das crianças e dos processos de avaliação.
Em uma das unidades estudadas citava
sobre a importância de alfabetizar com os gêneros textuais, portanto foram
planejadas e desenvolvidas diversas atividades em sala de aula como, por
exemplo, o estudo do gênero poesias com os alunos do 1º e 3º ano.
Poesia: Sítio do Pica Pau Amarelo.
Alunos do 1º ano ordenando as frases da poesia.
Registrando a poesia no caderno com auxilio do alfabeto móvel.
Alunos do 3º ano trabalhando com a poesia " o buraco do tatu" de Sérgio Caparelli.
Identificando estrofes e versos
“A alfabetização é uma
das principais prioridades e é dever do professor se aperfeiçoar e contribuir
para que a aprendizagem aconteça de maneira significativa”.
Atividade PNAIC
Sequência Didática Baseada na obra: Bichionário de
Nílson José Machado.
O livro Bichionário de
Nilson José Machado tem todo o alfabeto e para cada letrinha o nome de um
animal e está escrito um parágrafo falando sobre o mesmo e fazendo rimas. É um
livro bem colorido e com uma leitura bem divertida.
Realizei primeiramente a apresentação do
livro, (título, autores). Após realizei a leitura em voz alta da história. Ao
terminar de contar cada aluno leu em voz alta também sobre um animal até chagar
a letra z. Em seguida dividi a turma em dois grupos e os alunos do primeiro ano
escreveram o nome dos animais e formaram uma frase do que lembravam sobre o
mesmo em um pedaço de cartolina e plastificado utilizando a canetinha para
escrever.
Já com os alunos do 3º
ano, trabalhei os sinais de pontuação que apareciam na história e o emprego
correto dos mesmos. Entreguei para eles uma copia digitalizada da história e
solicitei que pintassem as rimas de amarelo e após cada aluno deveria escrever
um pequeno texto falando sobre o que entendeu da história em forma do gênero
poesia, podendo criar outras rimas com o nome dos animais ou fazer uma
propaganda do livro.
Gostei muito de
trabalhar com esse livro e os alunos prestaram atenção em todos os momentos da
aula. Os resultados são maravilhosos sendo possível trabalhar de maneira lúdica a aprendizagem.
Confiram as fotos das
atividades realizadas!
Explicação sobre os sinais de pontuação.
Atividade com o gênero poesia.
Conversando sobre a história.
Atividade de escrita de frases sobre os animais.
DINÂMICA:
BONECA DE LATA E OS INDIOZINHOS
Atividade formação PNAIC - Referente a unidade 6: Planejando a
Alfabetização: Integrando Diferentes Áreas do Conhecimento, Projetos e
Sequências didáticas.
Objetivo: Desenvolver a expressão corporal.
Sequência didática baseada no livro: Tempo, tempo, tempo: quem pode com ele?
Autora: Vitória Rodrigues e Silva.
ESCOLA
MUNICIPAL SÃO LUIZ, 09 DE OUTUBRO 2013 QUARTA-FEIRA
Professora:
Raquieli
Mores
TEMA:
·
Linha do tempo.
PROJETO:
·
Projeto: Aprendendo com vários gêneros
textuais.
·
Projeto “Ouvindo e aprendendo com
história do sítio do pica-pau amarelo”;
CONTEÚDO/ÁREA DO CONHECIMENTO:
·
Português e história.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Compreender o que é uma linha do tempo;
·
Levantar as características essenciais
de uma linha do tempo;
·
Produzir sua própria linha do tempo
através de uma história em quadrinhos.
·
Reconhecer-se como sujeito e agente
histórico;
·
Estimular a criatividade;
·
Diferenciar a notação do tempo ao longo
do dia;
·
Identificar os diferentes instrumentos
de registro do tempo;
METODOLOGIA:
®
Atividades de rotina:
1-
Preenchimento do calendário pelo
ajudante do dia:
2-
Ir ao banheiro e encher a garrafinha da
água
Pauta:
·
História “Tempo, tempo, tempo: quem pode
com ele;
·
Fazer uma lista;
·
Trabalhar com linha do tempo da vida;
·
Linha do tempo do meu dia;
·
Fazer a linha do tempo;
·
Socializar com os colegas a atividade
realizada.
·
Produzir um texto.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1º momento:
·
Iniciar a aula contando a história
“Tempo, tempo, tempo: quem pode com ele de Vitória Rodrigues.
2º momento:
·
Fazer uma lista no quadro sobre os
assuntos que história estava contando e registrar no caderno.
3º momento:
·
Explicar para os alunos como é feito uma
linha do tempo e mostrar a linha do tempo de Monteiro Lobato. Disponível em: http://lobato.globo.com/lobato_Linha.asp
4º momento:
·
Mostrar algumas linha do tempo.
5º momento:
·
Com o questionário em mãos (que foi
respondido de tema do dia 08) cada aluno fará sua linha do tempo por meio do
gênero história em quadrinhos contando alguns acontecimentos de sua vida.
Ex: Algumas
data importantes
Perguntas:
1)Data do
nascimento.
2) comecei a
andar em que ano?
3)Meu primeiro
dia de aula .
4)Minha festa de
aniversário.
5)Nascimento de
uma irmão (irmã).
6)Formatura do
pré.
6º
momento
·
Cada aluno apresentará sua linha do
tempo para os colegas e professora.
®
LANCHE
7º momento:
·
Relembrar com os alunos a parte da história
em que fala:
“ Uma linha do tempo pode
representar um único dia, ou mesmo uma única hora.
·
Cada aluno deverá então representar em
uma folha de oficio como é seu dia.
1º Ano:
Dividir
a folha em três partes: manhã, tarde e noite e contar algum acontecimento desse
período.
3º ano:
Fazer a
linha do tempo em um pedaço de papel pardo e indicar também as horas.
Escrever
um texto relatando alguns acontecimentos importantes.
TEMA:
·
Terminar de desenhar e pintar a linha do tempo.
AVALIAÇÃO:
É importante verificar se eles compreenderam a
ordenação dos fatos ao logo de sua vida, se foram capazes de discutir,
socializar o que aprenderam, de identificar os diferentes instrumentos de registro
do tempo e avaliar também a produção escrita e a criatividade no decorrer das
atividades.
Fotos da atividades realizadas:
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