Educação Ambiental

ESCOLA MUNICIPAL SÃO LUIZ
                   
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROJETO POMAR UMA PROPOSTA DE AGROFLORESTA 



TEMA: Alimentação Saudável
TURMA: 1º, 3º e 5º Ano Ensino Fundamental.
 PROFESSORA: Lúcia Bernardi   
JUSTIFICATIVA
 Este projeto tem como objetivo abordar  de forma interdisciplinar à alimentação saudável,  adotando hábitos saudável desde cedo, aprendendo o valor nutritivo dos alimentos, bem como, saber dos recursos oferecidos pela a natureza.

OBJETIVO  GERAL:
Conscientizar e  sensibilização sobre a importância de uma alimentação balanceada, valorizando os alimentos naturais, destacando seus benefícios para a saúde.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS:
·         Levar o aluno a valorizar, conhecer a importância de  uma boa alimentação;
·         Distinguir alimentos saudáveis e não saudáveis;
·         Compreender que cada parte do mundo possui um padrão alimentar, garantindo a cultura alimentar dos povos;
·         Promover a interação e o trabalho em equipe;
·         Desenvolver o raciocínio lógico;
·         Incentivar o consumo das frutas;

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências, Português, Matemática
 ·         LÍNGUA PORTUGUESA: Leituras diversas; Produção de textos; Texto informativo; leitura e debates; pontuação, expressão oral e escrita;      
·         MATEMÁTICA: Tabelas; - Pesquisa de preços
·         CIÊNCIAS: Pesquisas Experiência Pesquisa Registros

 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1 – No primeiro momento, conversar com os alunos sobre a influência de outras culturas na formação da culinária Brasileira. Cultura dos índios, dos negros e europeus.
2- Destacar com os alunos sobre o padrão alimentar de cada região.  “Cada povo tem uma culinária diferente, um modo de preparar seus alimentos. De acordo com a região, mudam os ingredientes, as técnicas de preparo e até os utensílios. A culinária também costuma refletir a religião de cada povo. Por exemplo, a carne de porco é proibida entre judeus e muçulmanos e a carne de vaca entre os hindus. Também pode refletir algumas opiniões sobre o uso da carne na alimentação como é o caso do vegetarianismo, onde as pessoas não comem alimentos de origem animal.
3- Abordar a importância de uma boa alimentação, para o bom funcionamento do corpo tanto fisicamente, quanto intelectualmente. Indagar a seguinte pergunta: O que é uma alimentação saudável?
“A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição na qual deve-se comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem intelectualmente e fisicamente.”
4 – Construção da pirâmide alimentar, com os rótulos que os alunos trouxeram de casa, destacando os alimentos saudáveis e não saudáveis.
- Carboidratos: Cereais, Massas, Frutas, Leguminosas, Tubérculos
- Proteínas: Carne, Ovos, Leite e derivados
5- Entregar para cada criança, um prato plástico, eles irão recortar de livros e revistas, ou desenhar, alimentos que julgam ser saudáveis, e colar no prato entregue. Após, escrever um texto informativo com o tema: Alimentação saudável.
6- Leitura da história: A menina que não gostava de fruta – Cidália Fernandes.
7 – Pesquisa sobre as funções da fruta para o bom funcionamento do nosso organismo. Escolher uma fruta, para aprofundar a pesquisa.
8 – Socialização das pesquisas sobre a importância das frutas.
9 – Produção de um diálogo, entre frutas com as informações coletadas na pesquisa: organizar os alunos em duplas, entregar a definição do local, onde será o desenrolar do diálogo. Por exemplo: no hospital, na praça, etc. Após, realizar a apresentação para a turma utilizando os fantoches das frutas.
10 – Dentro de envelopes, colocar problemas matemáticos  ler e interpretar:
Cantar  a cantiga “escravos de ”, seguindo a coreografia descrita abaixo. No fim cada aluno ficara com um envelope. Eles realização, então responderem os problemas matemáticos no caderno.
os escravos de Jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU ENVELOPE PARA O OUTRO DA DIREITA);

Tira (LEVANTA O ENVELOPE), põe (PÕE NA SUA FRENTE NO CHÃO), deixa o Zé Pereira ficar (APONTA PARA O ENVELOPE NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU ENVELOPE PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU ENVELOPE DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU ENVELOPE PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).

AVALIAÇÃO:

 A participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante o desenrolar das atividades propostas. As ideias desenvolvidas durante as aulas serão avaliadas nas atitudes dos alunos nos trabalhos de grupos, nas discussões e na participação das interações em sala de aula

 ANEXOS: Debate com os alunos sobre a influência de outras culturas na formação da culinária Brasileira
Em duplas estudando sobre os padrões alimentar de cada região
                 Lendo o texto e registrando sobre o padrão alimentar

Socialização da pesquisa sobre a importância das frutas

 Separação das embalagens para a construção da pirâmide alimentar com rótulos

Pesquisando  frutas para recorte sobre a alimentação saudável
 Construindo o seu prato com alimentos saudáveis
Mural didático alimentação saudável
Apresentando diálogo sobre as frutas

Em grupo interpretando problemas matemáticos


ESCOLA MUNICIPAL SÃO LUIZ
     EDUCAÇÃO INFANTIL 
 SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROJETO POMAR UMA PROPOSTA DE AGROFLORESTA

TEMA: Germinação, plantas, solo
TURMA: Maternal II, Pré I e Pré II
PROFESSORA: Carina Wolf

CONTEÚDOS:
-    Matemática: Material dourado, números, pequenas contagens, Sequência-lógica;
Linguagem oral e escrita: Histórias infantis; ampliação do vocabulário; ditado;
-      Artes: Pintura, escrita, garatujas, desenho, recorte, colagem
Música: Cantigas
 Natureza e sociedade:  Coordenação Motora; germinação das plantas, partes da planta, solo, reinos vegetal, animal e mineral,
                                  
OBJETIVOS:

Utilizar-se de registros escritos através de garatujas;
-    Conhecer diferentes tipos de sementes;
- Estabelecer comparação quanto a forma, tamanho e quantidade;
-  Comparar diferenças e semelhanças;
- Perceber a importância do solo para a sobrevivência dos seres vivos;
- Realizar experimentos sobre os três tipos de solo;
-Conhecer os diferentes tipos de solo;
-Compreender a importância de cuidar do solo;
-Realizar colagem dos vários tipos de sementes;
- Reconhecer, manipular e comparar diferentes tamanhos e espessuras de objetos;
- Compreender noções de classificação, seriação, ordenação;

DESENVOLVIMENTO – SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1º DIA

- Mostrar o vídeo João e o pé de feijão disponível em https://www.youtube.com/watch?v=N_Kzpm2grT8.

Interpretação da história:
- O que aconteceu com a mãe do João?
- Qual animal que o João vendeu?
- Quando João chegou em casa o que sua mãe fez com os feijões?
- Como nasce as plantas?
- Mostrar o esquema da germinação do feijão
- Texto informativo sobre germinação

A Germinação das Plantas
As plantas podem nascer de sementes ou de estacas.
O nascimento de uma planta a partir de semente chama-se germinação.
Para germinar e crescer, as sementes precisam de solo fértil, ar, água, luz e calor do sol.
A Germinação da semente acontece assim:
Coloca-se a semente na terra fofa e úmida. A água e o calor fazem a semente inchar.
A casca da semente rebenta e sai um broto que se dirige para baixo. É a raiz.
Depois aparece outro broto que vai para cima. Ele vai formar o caule.
Por último aparecem as folhas, as flores e os frutos.
As plantas que nascem de mudas também precisam de solo fértil, ar água, luz e calor do sol.
A roseira, a bananeira, a cana-de-açúcar e a videira desenvolvem-se a partir de estacas, onde é cortada uma estaca (um pequeno ramo da planta adulta) e enterra-se cerca de 20 cm da estaca.
Esta acaba por criar raízes e transformar-se numa planta. Depois disso só regá-la diariamente.

-Experiência: Feijão no algodão.
  A cada dia será observado a experiência, para as crianças entenderem como acontece a germinação.

Realizar a seguinte atividade: cada criança ganhará uma folha para registrar a observação da experiência.

2º DIA

-Mostrar o vídeo da música “A sementinha” da cantora Aline Barros.
-Relembrar sobre a germinação e a história do João e o pé de feijão pedindo que as crianças recontem a história
-   Continuidade da observação e registro da experiência do feijão
-   Atividade: ilustração da parte do livro João e o pé de feijão que mais gostou

-Ditado sobre a história João e o pé de feijão com as seguintes palavras:
- VACA
- FEIJÃO
- GIGANTE
- CASTELO
- OVO
- GALINHA
- JANELA

3º DIA

-    Fazer uma roda e contar a história “A Viagem da Sementinha”
-   Interpretação da história
- O que aconteceu com a semente?
- Quem encontrou ela primeiro?
- A semente era de qual fruta?
- Quem gosta de plantas?
- Quem tem plantas em casa?
- Quais plantas vocês conhecem?
- Quais tipos de plantas vocês conhecem?
- Qual a utilidade das plantas em nossa vida?

-   Mostrar o desenho da planta e perguntas quais são as funções dessas partes

Folhas: Responsáveis pela transpiração, respiração e alimentação das plantas

Flores: responsáveis pela formação do fruto e da semente.

Frutos: 
responsáveis pela proteção da semente.

Sementes:
 responsáveis pelo nascimento de novas plantas.

Caule: responsável pela sustentação da planta e por levar água e sais minerais da raiz para as outras partes dela.

Raiz: responsável pela retirada de água e sais minerais do solo para a planta, e pela sustentação dela

-  Propor aos alunos que vão até o pátio da escola para observarem as diversas plantas.
- Atividade: pedir que os alunos desenhem as partes da plantas que observaram.
Atividade no caderno: para melhor aprendizado será entregue para as crianças as partes da planta separadas e elas deverão montar e colar de maneira correta.

    - Também propor para as crianças que tragam vário tipos de sementes

4º DIA


-    Na grande roda mostrar os vários tipos de sementes, pedir que classifiquem por cor, tamanho, quantidade, grosso, fino....
-    Com as sementes que as crianças levaram para a escola no papel pardo desenhar dois círculos grande e dividir em partes para realizar a colagens dos tipos de sementes.
5º DIA

-    Para as crianças entenderem de onde vem os alimentos que comemos será trabalhado sobre solo, será feito um terrário para as crianças conhecer como acontece as condições ambientais.
-    Explicar para as crianças sobre o solo questionando-os:
  - O que é o solo?
  - Existe só um tipo de solo?
Realizar uma conversa com perguntas e respostas.
-   Solo: Tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta. É dele que vêm os alimentos. Esse é formado por rochas, por meio dos elementos do clima, como a chuva, o vento a temperatura. O tempo também influencia na formação e transformação do solo, pois por meio dele e dos organismos vivos, as rochas vão se transformando.  O solo é composto por água, ar, material orgânico (pequenos animais) e mineral, esses componentes estão todos misturados uns aos outros. As camadas do solo são formadas através da decomposição das rochas, com a influência dos fenômenos naturais. Para melhor entendimento dos alunos será mostrado o vídeo conhecendo o solo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ. Conversa sobre o vídeo, explicando as camadas no terrário.
-    As camadas dos tipos de solo que tem no terrário possui umas características diferentes, por isso que existe diversos tipos de solo, como: Solo Argiloso: Tem consistência fina, é impermeável a água, bom para a prática agrícola, um dos principais exemplos desse solo é a terra roxa.
Solo Arenoso: Sua consistência é grossa igual a areia, nos solos arenosos em geral os escoamentos de água através dos poros costumam ser rápido e secam rápido após as chuvas
Solo Humoso: Possui grande concentração de material orgânico em decomposição. É extremamente fértil, rico em nutrientes para as plantas.
Solo Calcário: Formado por partículas de rocha é um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares, não é bom para o plantio.
-  Após uma conversa, será realizado a experiência com os três tipos de solo: argiloso, arenoso e humoso, que será plantado semente para ver em qual tipo de solo as plantas se desenvolvem melhor.
Confiram as fotos das atividades desenvolvidas:
 Plantando a semente nos diferentes tipos de solo.

Construção do terrário
 Explicando sobre o terrário
                                               Construção do cartaz com as variedades das sementes

PROJETO POMAR ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE AGROFLORESTA
TRABALHANDO COM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 

          Prosseguindo com o estudo do nosso pomar, trabalhamos também sobre a alimentação saudável, onde os alunos pesquisaram em casa sobre a  formação da culinária brasileira, padrão alimentar de cada povo, destacando o nosso. 
Em seguida foi construído uma pirâmide alimentar com os rótulos que os alunos trouxeram foi extremamente importante para a construção do conhecimento, aproveitando os rótulos foi realizado a classificação dos mesmos em cada grupo da pirâmide, neste momento os alunos perceberem quais eram os alimentos  saudáveis e os não saudáveis. Para a realização da salada de frutas todos os alunos contribuíram e degustaram


Apresentação sobre as vitaminas de cada fruta. 

Apresentação do diálogo entre as frutas 
Preparando a salada de fruta para degustação 

Mural didático da pirâmide

15/09/2015  VISITA DA ESCOLA DE CAPINZAL. SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO POMAR ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE AGROFLORESTA
                   A visita teve por objetivo socializar/conhecer o projeto de Educação Ambiental que desenvolvemos em nossa escola. No primeiro momento a Orientadora Escolar Sra. Lucimara Machado, apresentou o Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo e os Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino.
                   Em seguida foi convidado pra assistir a dramatização da música Salada de frutas da Xuxa. após foi convidado os alunos visitantes para apresentarmos o nosso projeto com falas das crianças. 

Confiram as fotos:
 Apresentação do projeto com a falas dos alunos.
Entrega de uma lembrança da nossa escola.
Degustação dos pratos do nosso projeto.
PROJETO POMAR ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE AGROFLORESTA

               Em continuidade do projeto da nossa escola foi realizado a sequencia de estudos pedagógicos envolvendo a aprendizagem das atividades desenvolvidas referente ao projeto. Neste ano desenvenvolvemos atividades em especifico ao estudo da Laranja, onde foi primeiramente pesquisado com os familiares a importância de consumirmos as frutas em nosso dia-a-dia, depois em consonância com o estudo foi plantado no pomar a muda de laranja do céu que também foi aprofundado os estudos sobre os mais diversos tipos de laranjas e benefícios que traz a saúde.  Durante este ano estaremos desenvolvendo mais atividades que contempla o estudo realizado.

Fazendo a receita do bolo de laranja junto com os alunos
Plantando a muda de laranja do céu no pomar da escola
Atividades pedagógicas no pomar da escola

RÁDIO ESCOLA

No dia 05 de julho de 2014 alunos e professores da Escola Municipal São Luiz participaram do programa Rural Ambiental da Rádio Rural de Concórdia para apresentar o Projeto Pomar Escolar: Uma Proposta de Agrofloresta. Durante a programação os alunos cantaram uma paródia intitulada: As frutinhas do pomar, passaram receitas produzidas com as frutas do pomar, cantaram uma cantiga: Teresinha de Jesus e informações gerais sobre o pomar. Foi uma oportunidade muito importante para a vida dos alunos.

Rádio Rural 

Apresentando o projeto 

Cantiga Teresinha de Jesus 

Pomar da Rádio Rural 


VISITA NA ESCOLA 


No dia 20 de maio recebemos em nossa escola a visita de representantes do município de Ipuaçu. Apresentemos  o nosso projeto através de falas das crianças, cantigas com degustação das receitas produzidas a partir das frutas do pomar. Algumas fotos da visita: 

Recepção 

Professores apresentando o projeto 

Fala dos alunos 

Fala dos alunos 

Cantiga Teresinha de Jesus 

Dramatizando a cantiga 

Apresentando as receitas 
N
VIAGEM DE ESTUDOS REALIZADO NAS CIDADES DE IPÊ E ANTÔNIO PRADO 

No dia 15 de novembro realizamos a visita à cidade de Ipê (capital da agroecologia) e Antônio Prado. Esta viagem de estudos é parte integrante do Curso de Professores para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Presidente Castello Branco com o objetivo de aprender informações para acrescer nossos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas da rede municipal. Participaram desta viagem Equipe Pedagógica, professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, representantes das secretarias que são nossos parceiros efetivos nos projetos: Secretaria de Transporte e Obras, Secretaria de Saúde.
Iniciamos nossas visitas ao Centro Ecológico Econativa, uma rede de distribuição produtos ecológicos em âmbito internacional, no qual o Município de Ipê firmou parceria para fundar uma cooperativa onde os produtos dos cooperados são entregues no PAA - Programa de Aquisição de Alimentos para a merenda escolar, na Feira Agroecológica em Porto Alegre e para a rede ZAFFARI de supermercados.
Depois da visita e informações repassadas no Centro Ecológico realizamos visita a produtores. A primeira propriedade visitada foi a de Darci Piquet, produtor de verduras e legumes agroecológicos.
A segunda propriedade visitada foi a de Vilmar Menegat, que possui o banco de sementes, a criação de porcos em sistema Faxinal e agroecológicas. O banco de sementes possui de sessenta a setenta variedades de sementes crioulas. O Sr. Vilmar comentou sobre a importância de se perpetuar o troca-troca de sementes tendo em vista a tecnologia Terminator, uma séria ameaça à diversidade de cultivos e à soberania alimentar em todo o mundo.
A terceira propriedade visitada foi a de produção de sucos. A Unidade de produção de sucos é bem industrializada e de grande produção. A quarta e última propriedade foi a da Marichá, que cultiva ervas medicinais e embala mais de vinte tipos de plantas medicinais.
A viagem nos possibilitou aprendizagens significativas e a ampliação das reflexões em relação aos projetos ambientais realizados no município.


 

 Grupo que participou da viagem de estudos.




Doce de Morango

Estamos trabalhando o gênero textual receita, e aproveitamos para fazer o doce de morango com os morangos colhidos no pomar da escola. Os alunos participaram ativamente de todo o processo de fabricação do doce. Vamos conferir as etapas...

Colheita dos morangos


Morangos lavados prontos para o preparo

Fazendo a medida dos morangos para a receita

Doce de morango pronto para ser consumido!!!!!!!!


Pomar Escolar: Uma proposta de Agrofloresta!
 Diversas atividades estão sendo realizadas associando as obras de Monteiro Lobato e o projeto do pomar durante todo o ano letivo de 2013, enfocando principalmente o estudo do limão.

 Contação de histórias realizadas pelo personagem Visconde.

Visconde e Emília no pomar!


Observando e estudando o pé de limão.


No dia 27 de Setembro as turmas do Ensino Fundamental das escolas do campo, realizaram uma viagem educativa no município de Campos Novos como parte da Premiação Epagri Ecologia Márcia Mortari. Na oportunidade conheceram o Centro de Treinamento da Epagri, Casa Eficiente na sub estação da Eletrosul, a horta, um pomar e a estação de monitoramento meteorológico.
         Foi muito importante e interessante para a aprendizagem! Confiram algumas fotos...




Recepção no Centro de Treinamento da Epagri 


 Explicação sobre plantação orgânica




Conhecendo a horta







Casa eficiente 



Eletrosul










Conselho de Classe Participativo



No dia 03 de agosto de 2013, foi realizado o  Classe Participativo do II Bimestre com tema Planejamento Financeiro Familiar: Relação Pais e Filhos, com socialização e classificação dos projetos ambientais desenvolvidos nas escolas.


Abertura do evento



Palestra com o Sr. Stringuini



Stande do projeto



Entrega de mudas de árvores frutíferas



Apresentação do projeto






Projeto: Presidente Castello Branco: Educando para a sustentabilidade



No dia 17 de julho recebemos a visita do mascote do lixo, da coordenadora dos projetos de educação ambiental Leila Bet e a bióloga do município Priscila. Nesta oportunidade conversaram com as crianças e com as professoras sobre novas propostas para a separação do lixo. Foram entregues os coletores de pilhas e baterias que ficará na escola e que posteriormente será dado novo destino. Os coletores de medicamentos e seringas  ficarão no posto de saúde do município. 






Curso fruticultura

Nos dias 25 e 26 de Julho a comunidade escolar se reuniu para um curso de fruticultura promovido pelo SENAR. Durante os dois dias foram desenvolvidas diversas atividades na prática relacionadas a fruticultura que foram ministradas pelo professor Zilson. Foi de agrado de todos já que tinham interesse em conhecer mais sobre fruticultura. Vamos conferir nas fotos algumas das atividades desenvolvidas!

Abertura e conversa inicial sobre fruticultura.

Explicação das podas nos citros. 



Poda da ameixa

Poda de limpeza dos galhos ladrão

Conhecendo mais sobre o cultivo do kiwi

Explicação da técnica de enxertia 

Visita à propriedade de um cursistas para realizar o plantio de algumas árvores frutíferas dentro dos padrões. 

Preparo correto do solo 

Poda dos figueiros 

Poda e técnica para abertura de galhos para melhor formação da árvore

Almoço servido aos participantes 

Visita a propriedade de cursista para verificação de podas e instruções de cultivo de parreiras

Entrega de uma cesta com produtos coloniais para o professor do curso.


PLANTIO DE NOVAS ÁRVORES FRUTÍFERAS

No dia 12 de junho com ajuda dos pais e dos técnicos agrícolas da secretaria de agricultura do município realizamos o plantio de novas árvores frutíferas: Ameixa amarela, ameixa comum e romã. Nosso pomar está agora com 24 variedades de árvores frutíferas! 












VISITA NA ESCOLA



No dia 02 de maio recebemos a visita de alguns representantes do município de Arvoredo para conhecer o nosso projeto " Pomar escolar: Uma proposta de agrofloresta". Durante a visita explicamos sobre o pomar, a manutenção, os cuidados, os benefícios do consumo de frutas...Os alunos também realizaram uma apresentação cultural e foi servido um lanche a base de produtos produzidos com as frutas do pomar. Confiram as fotos!!!











Oficina Ilha verde



No dia 08 de abril aconteceu mais uma etapa manutenção no pomar, participaram um grupo de pais, professores, alunos e técnico agricola. Neste dia foram refeitas as ilhas de adubação e introduzido a nova técnica de ilha de adubação verde, onde nesta ilha foi plantado aveia.

Ilha de adubação verde.


Participantes da oficina.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário