Presidente Castello Branco, October 22ND – November 18TH , 2015.
Professora: Andréia Lúcia Parizotto
Disciplina: Língua estrangeira - Inglês
Turmas: 1ST – 5TH grades
FOODS – YOU ARE WHAT YOU EAT!
Duração: Esta lição pode
usar aproximadamente 5 ou 6 horas/aula para ensinar e praticar dependendo do
ritmo de cada turma. Cada hora/aula é 45 minutos.
Objetivo: Introduzir/rever
o vocabulário relacionado aos alimentos – frutas – mostrando os benefícios da
alimentação saudável;
Objetivos específicos:
·
Compreender e aplicar a linguagem de sala de
aula;
·
Ampliar o repertório literário;
·
Praticar o listening
em inglês;
·
Desenvolver a curiosidade/gosto de conhecer
novas culturas;
·
Reconhecer a pluralidade cultural entre
diferentes povos;
· Pronunciar diferentes itens alimentícios;
·
Expressar suas preferências usando a estrutura “like” e “don’t like”;
Áreas do conhecimento: Inglês e Ciências
Vocabulary:
{fruits: (apple/ avocado/
banana/ blueberry/ cherry/ coconut/ grape/ kiwi/ lemon/ mango/ melon/ orange/
papaya/ passion fruit/ peach/ pear/ pineapple/ plum/ strawberry/ tomato/
watermelon…)}
Atividades:
·
Atividades de rotina;
·
Roda da conversa;
·
Warm-up
activity: tempestade de ideias;
·
Livro: The
very hungry caterpillar;
·
Interagindo com a estória;
·
Mini book da
estória;
·
Música: Fruits;
·
Mystery
box;
·
The very
hungry caterpillar fruit salad;
·
Fruits
activity;
·
Fruits
memory game; 1st grade
·
Fruits
bingo; 3rd – 5th grades
·
Pronunciation key;
Materiais:
·
Flashcards;
·
Livros de literatura;
·
Lápis e giz colorido;
·
Frutas
de plástico;
·
Caixa
organizadora pequena;
·
Atividades
impressas, pen drive e rádio/computador ou multimídia para a música;
Metodologia:
Atividade de rotina
Ao responder a chamada, o aluno
deverá responder no lugar de I AM HERE
o nome de um alimento, fruits.
Ex: Date:
October 22nd 2015. Thursday.
Em seguida fazer alguns questionamentos referentes ao número do dia:
Ex:
- Como é se escreve o dia de hoje? 22= twenty-two (5th grade – twenty-second)
- Quantas aulas de
inglês já tivemos este ano? 60= sixty
- Quantos dias do ano já se passaram?
295= two hundred and ninety-five
- Quantos dias de aula já se passaram?
256= two hundred and fifty-six
Após a composição da data, fazer a leitura da mesma e solicitar que repitam juntos. Em seguida, pedir que registrem no caderno.
Warm up activity
Usar
flashcards para introduzir alguns
itens alimentícios. Mostrar cada flashcard
um por um e ensinar a palavra. Se os alunos já sabem algum vocabulário,
experimentar revelando cada imagem devagar, segurando um pedaço de papel em
branco na frente do quadro e, lentamente, movendo-a para revelar a imagem
enquanto os estudantes adivinham o que é.
-Se possível
vestir-se de borboleta e falar que veio contar sua história, que um escritor
dos Estados Unidos se interessou pela aventura e resolveu escrever um livro
contando as façanhas...
Leitura Guiada: The Very Hungry Caterpillar
Antes
de abrir o livro, pedir-lhes para olhar para a capa e fazer algumas previsões:
-Eles acham que a história é sobre o quê? O que eles já sabem sobre
lagartas?
Leia
as páginas de um a três para os alunos e depois parar, encobrindo página
quatro.
Fazer
os alunos prever agora:
-Que
tipos de alimentos podem ser que a lagarta está procurando?
Comece
contando os dias e alimentos que a lagarta come, parando após os quatro
morangos.
Peça
aos alunos que prevejam o que a lagarta pode comer ao lado.
-Se
eles notaram o grupo favorito de comida da lagarta ou pegaram o padrão de
número?
Continue
a ler, e depois parar de novo quando a lagarta come apenas uma folha verde,
tomando cuidado para não virar a página.
-Peça
aos alunos para prever o que os olhares da lagarta depois de comer toda essa
comida!
Após
a lagarta entrar em seu casulo, parar novamente.
-O
que acontece quando a lagarta está em o casulo?
Depois
de terminar a história, peça aos estudantes para pensar sobre o que iria
acontecer se o livro continuasse.
Que
aventuras poderiam acontecer com a butterfly? Será que ele ainda estaria com
fome? Se assim for, o que ele iria comer?
- Mostrar as
imagens do livro original e a foto do escritor.
- Depois
da estória, questionar:
-Who were the
characters of the story? How did you feel about them?
-Do you think it
was a happy or a sad story?
- E
você?
What do you like to eat when you're really
hungry?
·
What's your favorite breakfast?(café)
·
What's your favorite lunch?(almoço)
·
What's your favorite dinner?(jantar)
·
What's your favorite drink?(bebida)
·
What's your favorite snack?(lanche)
Entregar uma cópia do mini book para cada aluno e montar com
ele um livrinho sobre a estória ouvida. Poderá colorir em seguida se sobrar um
tempinho, senão fica como tarefa de casa.
Com as turmas mais avançadas, ou
seja, 3rd e 5th grade, explorar o texto identificando
palavras conhecidas, como: dias da semana, números, cores, alimentos e outras
que por ventura conheçam.
OBS: é possível trabalhar também com este livro, vegetais e outros
alimentos...
Third step: Fruits
A canção "Fruits”- Happy Kids é muito boa para a prática de ritmos,
e tem o vocabulário das frutas principais que eles precisam saber. Reproduzir a
música e incentivar os alunos a bater palmas junto com o ritmo da música.
Durante algumas aulas, reproduzi-la no início de cada aula, para que possam
aprender bem a letra da música.
Para os alunos do 1st grade, passar a letra em uma cartolina,
pois facilita a leitura e poderá ficar fixado na parede da sala para que
visualizem e para as demais turmas entregar uma cópia para que colem no
caderno. Fazer a leitura e cantar em seguida.
FRUITS-
Happy Kids
Mamãe foi à feira, muitas frutas comprou.
BANANA
madurinha,
PINEAPPLE
docinha,
ORANGE
amarelinha.
APPLE,
que delicia que é.
PAPAYA de
manhã no café.
GRAPE,
você é uma uva.
WATERMELON,
sempre me deixa confuso,
Por fora é verde, por dentro vermelhinha,
Mas só sei que é bem docinha.
Depois de ouvir, perguntar aos alunos solicitando que coloquem as mãos
para cima, se eles gostam das frutas, a fim de introduzir a estrutura pergunta
"Do you like ...? Banana é a mais popular? Incentivar os alunos a
perguntar as mesmas perguntas! Incentivar a resposta em inglês ‘Yes, I like’ ou
‘No, I don`t like’.
Pegar pequenas frutas de plástico
e preparar uma caixa organizadora “Mystery Box” e colocar as frutas antes da
aula. Agora agitar a caixa - o som de chocalho irá alertar imediatamente os
seus alunos. Abra a caixa e retirar uma fruta ou para que possam sentir, apenas
com o tato sem poder olhar. Pedir "What is this?" Provocar / Ensine o
nome e repetir x3. Agora fingir que morde a fruta e mastigar, e depois dizer
"Delicious!". Em seguida, mantenha o fruto na frente de cada aluno
para deixá-los dar uma mordida imaginária. Incentive-os a dizer "yammy!"
ou mesmo "yuk!". Repita com a outra fruta.
Teacher:
What fruit is this? (pointing at the green apple )
Students:
It's an apple!
Teacher:
Yes, that's right! And what color is it?
Students:
Green!
Teacher: Right! Good job!
Em seguida, relembrar a estória “THE
VERY HUNGRY CATERPILLAR” questionando quais frutas a lagarta comeu
utilizando a seguinte receita:
Very Hungry
Caterpillar Fruit Salad
taken from an Eric
Carle web site submission by Motoko September 9, 1996
Ingredients:
1 Apple
2 Pears
3 Plums
4 strawberries
5 Oranges
Bunch of Mint
Leaves
Preparation:
Peel, pare, seed, hull, and section each fruit. Cut into bite-sized
pieces, put together in a bowl and chill. Garnish each serving with a sprig of
mint. Serve to a small group of friends, after reading a good book. You'll
enjoy every bit of it.
Fourth step: Fruits activities
Desenvolver algumas atividades (crosswords/words search) para a internalização do vocabulário
relacionado às frutas, sempre pronunciando as palavras ao fazer a correção,
solicitando que repitam em seguida.
Fifth step: Fruits games
Memory game 1st grade
Serão divididos em no mínimo 3 grupos de aluno conforme as cores: White/Green, Yellow/Orange, Red/Purple/Blue.
Cada grupo jogará o memory game
correspondente a cor do grupo. Ao concluir a rodada poderão trocar os envelopes
e jogar com as outras cores.
Ao encontrar o par, deverá ler o nome da fruta para os colegas.
Bingo 3rd
- 5th grades
Cada aluno receberá uma cartela e a cada fruta gritada, deverá marcar com
uma unidade. O primeiro a completar toda cartela vence.
Sixth step: Pronunciation
Key
Retomar as palavras estudadas, no
final de cada aula, pedindo para que repitam e/ou copiem em um espaço
determinado para lista de vocábulos.
Finalizar as aulas desta lição com um abraço mútuo e dizer Bye bye.
Avaliação:
O processo de avaliação será contínuo, por meio de produções orais/ escritas + formação de hábitos e atitudes. Atividades em duplas / trios (produções orais/ escritas como exercícios, desenhos, pinturas, recortes, colagens, dramatizações de diálogos e atitudes positivas (boas maneiras). Avaliações Escritas e/ou Orais (individuais) - produções escritas / exercícios de repetição oral (“oral drills”), desenhos, pinturas, avaliações de aprendizado (vocabulário e estruturas estudadas). Avaliações e/ou tarefas "extras" (recuperações paralelas) como forma de recuperar, fixar, conteúdos que serão frequentemente revisados. Hábitos e atitudes; Interesse e participação nas atividades propostas; Postura em sala de aula (respeito para com colegas, professores e funcionários); Responsabilidade com entrega de tarefas; Cooperação e interação com o grupo (espírito de equipe); Conservação de materiais, capricho / organização de produções e conservação do patrimônio escolar.
Confira algumas fotos e o vídeo no link abaixo:
Adaptação do livro "The very hungry caterpillar"
Mini book "The very hungry caterpillar"
Construção do mini book individual "The very hungry caterpillar"
Explorando as palavras conhecidas no livrinho
Tradução de palavras referentes à alimentação
Caixa misteriosa com frutas reais e de plástico
Jogos: Memory game e bingo das frutas
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Turma: 1º, 3º e 5º ano.
Tema: Diversidade Cultural
Data de Aplicação: 26, 27, 28, de Outubro de 2015
Tempo estimado: 3 aulas
Áreas do Conhecimento/Conteúdo:
Língua Portuguesa: Oralidade, Leitura, Produção Escrita e Análise
Linguística, Gênero
textual, texto científico, leitura e interpretação.
História: Formação étnica brasileira, as regiões brasileiras, pesquisar sobre
diferença e a diversidade social.
Ensino Religioso: Discriminação, preconceito.
Geografia: Localização geográfica: continentes, oceanos, localizar no mapa do Brasil a diferença e a
diversidade social com base nos espaços geográficos.
Matemática: Elaboração e resolução de problemas matemáticos, envolvendo
o sistema monetário.
Objetivo
Geral:
·
Levar
ao aluno a compreender e valorizar o ser humano, auxiliando na reflexão, quanto
às semelhanças, diferenças étnicas e sociais e relações familiares.
Objetivos
Específicos:
·
Promover
discussão sobre os valores humanos, da beleza negra e da diversidade.
·
Levar
os alunos a perceber, que suas heranças, desde seu cabelo até a cor
de sua pele muitas vezes são herdadas de seus familiares;
·
Respeitar
as diferenças;
·
Compreender
a importância da diversidade a partir de histórias.
·
Identificar
os casos de bulliyng e compreender que não se deve praticá-lo;
·
Realizar a produção escrita do gênero textual diálogo, com posterior
análise linguística do gênero produzido com foco na ortografia, pontuação,
coesão, coerência, reestruturação textual
Metodologia:
1º momento:
· Organizar uma roda de conversa para apresentar o livro para os alunos,
fazendo a exploração da capa do livro, destacando: O Título da história,
“Menina Bonita do laço de fita “da autora Ana Maria Machado (contar um pouco da
história da autora, editora, ilustração, etc.)
·
Em
seguida foi lida a história, durante a
leitura ocultar as gravuras e instigar a curiosidade dos alunos.
·
Ler a história, fazendo a Interpretação oral com inferência da professora usando a técnica de leitura compartilhada,
a professora será Em
seguida foi lida a história o narrador e
os alunos os personagens, desta forma a leitura fica mais prazerosa e o
envolvimento de todos torna-se a aula mais produtiva.
· Após a leitura
explorar bastante o texto. Falar sobre as características que herdamos de
nossos pais, das particularidades de cada um, cor, estatura, cabelos, Saber,
portanto, das diferenças que muitas vezes são herdados dos nossos familiares.
·
Questionar quanto: Qual era a cor de pele da menina? E seu cabelo como era? Como era o
coelho? Como o coelho via a menina? Que outras maneiras o coelho poderia ficar
da cor da menina? O que a mãe da menina quis dizer com artes de uma avó? Qual a
conclusão que o coelho chegou sobre a cor da menina. ( imaginar a historia ocultando as
gravuras .)
·
Depois
observamos as imagens da história e
interpretamos com as que tínhamos imaginado.
2º momento:
·
Na
atividade de escrita os alunos em duplas escreveram um diálogo com os
personagens da história da “Menina bonita do laço de fita”, Logo após foi feito
a reestruturação individual do texto observando os elementos de coerência e
coesão, sinais de pontuação entre outros destacados no texto.
·
Concluímos
com apresentação do diálogo sendo que, cada dupla usou da sua criatividade para
este momento de aprendizado e conhecimento.
3º momento:
·
Educação
física
·
Atividades
para casa:
Pedir que os alunos tragam flores de diferentes cores e formas as mais variadas
possíveis.
4º
momento:
Dinâmica das flores:
- Com as
flores que trouxeram de casa deixar que cada aluno escolha uma. Depois,
pergunte o que chamou a atenção deles para escolher aquela flor. Peça-lhes que
percebam as diferentes cores, o perfume, a textura, as diferentes formas...
Chamar sua atenção para o fato de as flores serem diferentes e nem por isso
menos bela e apreciada. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como
as flores, cada um é diferente, mas não menos importante. Muitas coisas variam:
cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da
pele, etc.
Dinâmica das cores:
·
Ao som de
uma musica suave. Espalhar vários lápis de várias cores sobre a mesa e peça
para os alunos escolhem a cor que mais lhes agrada. Questionar com elas sobre
como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo
fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um
morango cinza? Perguntar aos alunos se é bom haver cores diferentes e por quê?
Agora vamos olhar uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente.
Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do
nariz, altura, cor da pele... Questionar quanto à cor de lápis que escolheu é
mais parecido com a cor da pele de cada um. (se por o caso algum aluno diga que
sua cor é “feia", procure fazê-lo se sentir valorizado. Esse momento será
propício para melhorar a autoestima do aluno.)
·
Em roda
de conversa questionar quanto o titulo (um nome) à história ouvida. Após
sugerir aos alunos que deem outro título, escrevendo no caderno as sugestões
apresentadas e apos ler para os colegas.
·
Com o
nome que escolheu para o livro, fazer outra história sendo você a autora, em
seguida apresentar para os colegas.
·
Mural
didático: Brasil: um País de todos os povos (Fazer
recortes de revistas, a diversidade cultura do povo brasileiro, e construir o
grande mural).
5º momento:
- Ler
novamente a história, explorando bastante os personagens se gosta ou não e por
que;
· Esclarecer para os alunos que todos têm em sua
origem, uma história e que ninguém é igual a ninguém.
· Deixar
claro que cada um de nós tem suas características, oriundas de sua família.
Sendo assim, somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.
· Confecção
de um livro com sua história de vida e heranças familiares. (Árvore
geológica)
6º momento:
· - Atividades para casa: Pedir que os alunos fotos de
familiares com quem eles se acham parecidos.
7º
momento:
· Conversa com os alunos, levando em
consideração o conhecimento prévio de cada educando. Sobre a Diversidade
cultural do estado de Santa Catarina e do Brasil.
· Trabalhar com a pesquisa na internet. Dividir a
turma em dupla cada qual com uma região brasileira farão uma pesquisa sobre a
diversidade e diferenças de região. Depois da pesquisa cada grupo repassa aos
colegas oralmente o que aprenderam com a investigação: Fonte:http://www.brasilescola.com/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm Acesso em 07 de set. 2015
8º momento:
· Com o mapa-múndi localizar, os cinco continentes e
conversar. América, a Europa, a Ásia, a África e a Oceania, ressaltando que
eles são divididos em países, cada um com seus costumes e tradições, suas
festas, músicas e danças, suas religiões e seu jeito de ser, pois
ninguém é igual a ninguém e é isso que dá graça à vida.
·
Em roda
de conversa levantar hipóteses sobre as "famílias" que formam o
Brasil: os índios, o negro, o colonizador europeu, os imigrantes italianos,
japoneses, árabes, judeus etc. comentar que esses povos foram se cruzando, para
formar a grande família brasileira, que tem as
características de suas origens como também as contribuições desses
povos nas festas, na música, na culinária, nas histórias etc.
· Ouvir a música: Até Quando” do (Gabriel Pensador)
Refletir e debater com os alunos sobre a diferença e a diversidade social. A
partir da música que ouviram selecionar frases que falam de cidadania, de
atitudes, de diferenças e de outras virtudes que escolherem.
· Realizar a leitura da poesia, ”Todos
Iguais, Todos Diferentes” (Marta Ramos); a partir dela, em roda de conversa,
salientar sobre a importância de respeitar as diferenças. Em seguida criar uma paródia sobre os temas
abordados e apresentados.
Todos
iguais,
Todos
diferentes.
Diferenças
são o que nos separam,
Pequenas diferenças
que dividiram
O mundo,
Opondo
humanos contra humanos
Que frente
a frente lutaram
E tudo
mudaram.
A mudança
foi grande,
Os antigos
tempos de discriminação
Vencidos
foram
Nascendo
uma nova Era,
Uma Era de
esperança e igualdade.
Em que
humanos em necessidade são socorridos
Por
cidadãos voluntários
Estes põem
em risco as suas vidas
Defendendo
assim os seus valores primários.
–
Marta Ramos
Avaliação:
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos
no desenvolvimento das atividades propostas como também na participação, criatividade, interesse e
desempenho dos alunos, na realização dos trabalhos pedagógicos visando obter resultados positivos, sobre as
diferenças.
Confira as fotos:
Interpretação da história
Lendo o texto Menina Bonita do Laço
de Fita
Dinâmica das flores
Confecção do cartaz somos todos
diferentes.
Mural didático
Construindo mural didático, Brasil um
país de todos os povos.
Vídeo da história contada pela Professora
VISITA DE
ESTUDO AO MUSEU ENTOMOLÓGICO FRITZ PLAUMANN.
No dia 21 de outubro de 2015, os alunos do 5º
ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino, realizaram a visita de
estudo ao museu Entomológico
Fritz Plaumann no município de Seara. Sendo que o objetivo foi conhecer
as mais variadas espécies de insetos permitindo assim aprofundar e contribuir para a construção do
conhecimento dos alunos.
Observando o museu
Instrumentos para coletar insetos aquáticos
Explicação sobre os insetos
Duração: Esta lição pode
usar aproximadamente 5 ou 6 horas/aula para ensinar e praticar dependendo do
ritmo de cada turma. Cada hora/aula é 45 minutos.
Objetivo: Introduzir/rever
o vocabulário relacionado aos alimentos – frutas – mostrando os benefícios da
alimentação saudável;
Objetivos específicos:
· Ampliar o repertório literário;
· Praticar o listening em inglês;
· Desenvolver a curiosidade/gosto de conhecer novas culturas;
· Reconhecer a pluralidade cultural entre diferentes povos;
· Pronunciar diferentes itens alimentícios;
· Expressar suas preferências usando a estrutura “like” e “don’t like”;
Áreas do conhecimento: Inglês e Ciências
Vocabulary:
{fruits: (apple/ avocado/
banana/ blueberry/ cherry/ coconut/ grape/ kiwi/ lemon/ mango/ melon/ orange/
papaya/ passion fruit/ peach/ pear/ pineapple/ plum/ strawberry/ tomato/
watermelon…)}
Atividades:
· Roda da conversa;
· Warm-up activity: tempestade de ideias;
· Livro: The very hungry caterpillar;
· Interagindo com a estória;
· Mini book da estória;
· Música: Fruits;
· Mystery box;
· The very hungry caterpillar fruit salad;
· Fruits activity;
· Fruits memory game; 1st grade
· Fruits bingo; 3rd – 5th grades
· Pronunciation key;
Materiais:
·
Flashcards;
· Livros de literatura;
· Lápis e giz colorido;
· Frutas de plástico;
· Caixa organizadora pequena;
· Atividades impressas, pen drive e rádio/computador ou multimídia para a música;
· Livros de literatura;
· Lápis e giz colorido;
· Frutas de plástico;
· Caixa organizadora pequena;
· Atividades impressas, pen drive e rádio/computador ou multimídia para a música;
Metodologia:
Atividade de rotina
Ao responder a chamada, o aluno
deverá responder no lugar de I AM HERE
o nome de um alimento, fruits.
Ex: Date:
October 22nd 2015. Thursday.
Em seguida fazer alguns questionamentos referentes ao número do dia:
Ex:
- Como é se escreve o dia de hoje? 22= twenty-two (5th grade – twenty-second)
- Quantas aulas de
inglês já tivemos este ano? 60= sixty
- Quantos dias do ano já se passaram?
295= two hundred and ninety-five
- Quantos dias de aula já se passaram?
256= two hundred and fifty-six
Após a composição da data, fazer a leitura da mesma e solicitar que repitam juntos. Em seguida, pedir que registrem no caderno.
Warm up activity
Usar
flashcards para introduzir alguns
itens alimentícios. Mostrar cada flashcard
um por um e ensinar a palavra. Se os alunos já sabem algum vocabulário,
experimentar revelando cada imagem devagar, segurando um pedaço de papel em
branco na frente do quadro e, lentamente, movendo-a para revelar a imagem
enquanto os estudantes adivinham o que é.
-Se possível
vestir-se de borboleta e falar que veio contar sua história, que um escritor
dos Estados Unidos se interessou pela aventura e resolveu escrever um livro
contando as façanhas...
Leitura Guiada: The Very Hungry Caterpillar
Antes
de abrir o livro, pedir-lhes para olhar para a capa e fazer algumas previsões:
-Eles acham que a história é sobre o quê? O que eles já sabem sobre
lagartas?
Leia
as páginas de um a três para os alunos e depois parar, encobrindo página
quatro.
Fazer
os alunos prever agora:
-Que
tipos de alimentos podem ser que a lagarta está procurando?
Comece
contando os dias e alimentos que a lagarta come, parando após os quatro
morangos.
Peça
aos alunos que prevejam o que a lagarta pode comer ao lado.
-Se
eles notaram o grupo favorito de comida da lagarta ou pegaram o padrão de
número?
Continue
a ler, e depois parar de novo quando a lagarta come apenas uma folha verde,
tomando cuidado para não virar a página.
-Peça
aos alunos para prever o que os olhares da lagarta depois de comer toda essa
comida!
Após
a lagarta entrar em seu casulo, parar novamente.
-O
que acontece quando a lagarta está em o casulo?
Depois
de terminar a história, peça aos estudantes para pensar sobre o que iria
acontecer se o livro continuasse.
Que
aventuras poderiam acontecer com a butterfly? Será que ele ainda estaria com
fome? Se assim for, o que ele iria comer?
- Mostrar as
imagens do livro original e a foto do escritor.
- Depois
da estória, questionar:
-Who were the
characters of the story? How did you feel about them?
-Do you think it
was a happy or a sad story?
- E
você?
What do you like to eat when you're really
hungry?
·
What's your favorite breakfast?(café)
·
What's your favorite lunch?(almoço)
·
What's your favorite dinner?(jantar)
·
What's your favorite drink?(bebida)
·
What's your favorite snack?(lanche)
Entregar uma cópia do mini book para cada aluno e montar com
ele um livrinho sobre a estória ouvida. Poderá colorir em seguida se sobrar um
tempinho, senão fica como tarefa de casa.
Com as turmas mais avançadas, ou
seja, 3rd e 5th grade, explorar o texto identificando
palavras conhecidas, como: dias da semana, números, cores, alimentos e outras
que por ventura conheçam.
OBS: é possível trabalhar também com este livro, vegetais e outros
alimentos...
Third step: Fruits
A canção "Fruits”- Happy Kids é muito boa para a prática de ritmos,
e tem o vocabulário das frutas principais que eles precisam saber. Reproduzir a
música e incentivar os alunos a bater palmas junto com o ritmo da música.
Durante algumas aulas, reproduzi-la no início de cada aula, para que possam
aprender bem a letra da música.
Para os alunos do 1st grade, passar a letra em uma cartolina,
pois facilita a leitura e poderá ficar fixado na parede da sala para que
visualizem e para as demais turmas entregar uma cópia para que colem no
caderno. Fazer a leitura e cantar em seguida.
FRUITS-
Happy Kids
Mamãe foi à feira, muitas frutas comprou.
BANANA
madurinha,
PINEAPPLE
docinha,
ORANGE
amarelinha.
APPLE,
que delicia que é.
PAPAYA de
manhã no café.
GRAPE,
você é uma uva.
WATERMELON,
sempre me deixa confuso,
Por fora é verde, por dentro vermelhinha,
Mas só sei que é bem docinha.
Depois de ouvir, perguntar aos alunos solicitando que coloquem as mãos
para cima, se eles gostam das frutas, a fim de introduzir a estrutura pergunta
"Do you like ...? Banana é a mais popular? Incentivar os alunos a
perguntar as mesmas perguntas! Incentivar a resposta em inglês ‘Yes, I like’ ou
‘No, I don`t like’.
Pegar pequenas frutas de plástico
e preparar uma caixa organizadora “Mystery Box” e colocar as frutas antes da
aula. Agora agitar a caixa - o som de chocalho irá alertar imediatamente os
seus alunos. Abra a caixa e retirar uma fruta ou para que possam sentir, apenas
com o tato sem poder olhar. Pedir "What is this?" Provocar / Ensine o
nome e repetir x3. Agora fingir que morde a fruta e mastigar, e depois dizer
"Delicious!". Em seguida, mantenha o fruto na frente de cada aluno
para deixá-los dar uma mordida imaginária. Incentive-os a dizer "yammy!"
ou mesmo "yuk!". Repita com a outra fruta.
Teacher:
What fruit is this? (pointing at the green apple )
Students:
It's an apple!
Teacher:
Yes, that's right! And what color is it?
Students:
Green!
Teacher: Right! Good job!
Em seguida, relembrar a estória “THE
VERY HUNGRY CATERPILLAR” questionando quais frutas a lagarta comeu
utilizando a seguinte receita:
Very Hungry
Caterpillar Fruit Salad
taken from an Eric
Carle web site submission by Motoko September 9, 1996
Ingredients:
1 Apple
2 Pears
3 Plums
4 strawberries
5 Oranges
Bunch of Mint
Leaves
Preparation:
Peel, pare, seed, hull, and section each fruit. Cut into bite-sized
pieces, put together in a bowl and chill. Garnish each serving with a sprig of
mint. Serve to a small group of friends, after reading a good book. You'll
enjoy every bit of it.
Fourth step: Fruits activities
Desenvolver algumas atividades (crosswords/words search) para a internalização do vocabulário
relacionado às frutas, sempre pronunciando as palavras ao fazer a correção,
solicitando que repitam em seguida.
Fifth step: Fruits games
Memory game 1st grade
Serão divididos em no mínimo 3 grupos de aluno conforme as cores: White/Green, Yellow/Orange, Red/Purple/Blue.
Cada grupo jogará o memory game
correspondente a cor do grupo. Ao concluir a rodada poderão trocar os envelopes
e jogar com as outras cores.
Ao encontrar o par, deverá ler o nome da fruta para os colegas.
Bingo 3rd
- 5th grades
Cada aluno receberá uma cartela e a cada fruta gritada, deverá marcar com
uma unidade. O primeiro a completar toda cartela vence.
Sixth step: Pronunciation
Key
Retomar as palavras estudadas, no
final de cada aula, pedindo para que repitam e/ou copiem em um espaço
determinado para lista de vocábulos.
Finalizar as aulas desta lição com um abraço mútuo e dizer Bye bye.
Avaliação:
O processo de avaliação será contínuo, por meio de produções orais/ escritas + formação de hábitos e atitudes. Atividades em duplas / trios (produções orais/ escritas como exercícios, desenhos, pinturas, recortes, colagens, dramatizações de diálogos e atitudes positivas (boas maneiras). Avaliações Escritas e/ou Orais (individuais) - produções escritas / exercícios de repetição oral (“oral drills”), desenhos, pinturas, avaliações de aprendizado (vocabulário e estruturas estudadas). Avaliações e/ou tarefas "extras" (recuperações paralelas) como forma de recuperar, fixar, conteúdos que serão frequentemente revisados. Hábitos e atitudes; Interesse e participação nas atividades propostas; Postura em sala de aula (respeito para com colegas, professores e funcionários); Responsabilidade com entrega de tarefas; Cooperação e interação com o grupo (espírito de equipe); Conservação de materiais, capricho / organização de produções e conservação do patrimônio escolar.
Confira algumas fotos e o vídeo no link abaixo:
Adaptação do livro "The very hungry caterpillar"
Mini book "The very hungry caterpillar"
Construção do mini book individual "The very hungry caterpillar"
Explorando as palavras conhecidas no livrinho
Tradução de palavras referentes à alimentação
Caixa misteriosa com frutas reais e de plástico
Jogos: Memory game e bingo das frutas
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Turma: 1º, 3º e 5º ano.
Tema: Diversidade Cultural
Tempo estimado: 3 aulas
Áreas do Conhecimento/Conteúdo:
Língua Portuguesa: Oralidade, Leitura, Produção Escrita e Análise
Linguística, Gênero
textual, texto científico, leitura e interpretação.
História: Formação étnica brasileira, as regiões brasileiras, pesquisar sobre
diferença e a diversidade social.
Ensino Religioso: Discriminação, preconceito.
Geografia: Localização geográfica: continentes, oceanos, localizar no mapa do Brasil a diferença e a
diversidade social com base nos espaços geográficos.
Matemática: Elaboração e resolução de problemas matemáticos, envolvendo
o sistema monetário.
Objetivo
Geral:
·
Levar
ao aluno a compreender e valorizar o ser humano, auxiliando na reflexão, quanto
às semelhanças, diferenças étnicas e sociais e relações familiares.
Objetivos
Específicos:
·
Promover
discussão sobre os valores humanos, da beleza negra e da diversidade.
·
Levar
os alunos a perceber, que suas heranças, desde seu cabelo até a cor
de sua pele muitas vezes são herdadas de seus familiares;
·
Respeitar
as diferenças;
·
Compreender
a importância da diversidade a partir de histórias.
·
Identificar
os casos de bulliyng e compreender que não se deve praticá-lo;
·
Realizar a produção escrita do gênero textual diálogo, com posterior
análise linguística do gênero produzido com foco na ortografia, pontuação,
coesão, coerência, reestruturação textual
Metodologia:
1º momento:
· Organizar uma roda de conversa para apresentar o livro para os alunos,
fazendo a exploração da capa do livro, destacando: O Título da história,
“Menina Bonita do laço de fita “da autora Ana Maria Machado (contar um pouco da
história da autora, editora, ilustração, etc.)
·
Em
seguida foi lida a história, durante a
leitura ocultar as gravuras e instigar a curiosidade dos alunos.
·
Ler a história, fazendo a Interpretação oral com inferência da professora usando a técnica de leitura compartilhada,
a professora será Em
seguida foi lida a história o narrador e
os alunos os personagens, desta forma a leitura fica mais prazerosa e o
envolvimento de todos torna-se a aula mais produtiva.
· Após a leitura
explorar bastante o texto. Falar sobre as características que herdamos de
nossos pais, das particularidades de cada um, cor, estatura, cabelos, Saber,
portanto, das diferenças que muitas vezes são herdados dos nossos familiares.
·
Questionar quanto: Qual era a cor de pele da menina? E seu cabelo como era? Como era o
coelho? Como o coelho via a menina? Que outras maneiras o coelho poderia ficar
da cor da menina? O que a mãe da menina quis dizer com artes de uma avó? Qual a
conclusão que o coelho chegou sobre a cor da menina. ( imaginar a historia ocultando as
gravuras .)
·
Depois
observamos as imagens da história e
interpretamos com as que tínhamos imaginado.
2º momento:
·
Na
atividade de escrita os alunos em duplas escreveram um diálogo com os
personagens da história da “Menina bonita do laço de fita”, Logo após foi feito
a reestruturação individual do texto observando os elementos de coerência e
coesão, sinais de pontuação entre outros destacados no texto.
·
Concluímos
com apresentação do diálogo sendo que, cada dupla usou da sua criatividade para
este momento de aprendizado e conhecimento.
3º momento:
·
Educação
física
·
Atividades
para casa:
Pedir que os alunos tragam flores de diferentes cores e formas as mais variadas
possíveis.
4º
momento:
Dinâmica das flores:
- Com as
flores que trouxeram de casa deixar que cada aluno escolha uma. Depois,
pergunte o que chamou a atenção deles para escolher aquela flor. Peça-lhes que
percebam as diferentes cores, o perfume, a textura, as diferentes formas...
Chamar sua atenção para o fato de as flores serem diferentes e nem por isso
menos bela e apreciada. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como
as flores, cada um é diferente, mas não menos importante. Muitas coisas variam:
cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da
pele, etc.
Dinâmica das cores:
·
Ao som de
uma musica suave. Espalhar vários lápis de várias cores sobre a mesa e peça
para os alunos escolhem a cor que mais lhes agrada. Questionar com elas sobre
como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo
fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um
morango cinza? Perguntar aos alunos se é bom haver cores diferentes e por quê?
Agora vamos olhar uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente.
Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do
nariz, altura, cor da pele... Questionar quanto à cor de lápis que escolheu é
mais parecido com a cor da pele de cada um. (se por o caso algum aluno diga que
sua cor é “feia", procure fazê-lo se sentir valorizado. Esse momento será
propício para melhorar a autoestima do aluno.)
·
Em roda
de conversa questionar quanto o titulo (um nome) à história ouvida. Após
sugerir aos alunos que deem outro título, escrevendo no caderno as sugestões
apresentadas e apos ler para os colegas.
·
Com o
nome que escolheu para o livro, fazer outra história sendo você a autora, em
seguida apresentar para os colegas.
·
Mural
didático: Brasil: um País de todos os povos (Fazer
recortes de revistas, a diversidade cultura do povo brasileiro, e construir o
grande mural).
5º momento:
- Ler
novamente a história, explorando bastante os personagens se gosta ou não e por
que;
· Esclarecer para os alunos que todos têm em sua
origem, uma história e que ninguém é igual a ninguém.
· Deixar
claro que cada um de nós tem suas características, oriundas de sua família.
Sendo assim, somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.
· Confecção
de um livro com sua história de vida e heranças familiares. (Árvore
geológica)
6º momento:
· - Atividades para casa: Pedir que os alunos fotos de
familiares com quem eles se acham parecidos.
7º
momento:
· Conversa com os alunos, levando em
consideração o conhecimento prévio de cada educando. Sobre a Diversidade
cultural do estado de Santa Catarina e do Brasil.
· Trabalhar com a pesquisa na internet. Dividir a
turma em dupla cada qual com uma região brasileira farão uma pesquisa sobre a
diversidade e diferenças de região. Depois da pesquisa cada grupo repassa aos
colegas oralmente o que aprenderam com a investigação: Fonte:http://www.brasilescola.com/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm Acesso em 07 de set. 2015
8º momento:
· Com o mapa-múndi localizar, os cinco continentes e
conversar. América, a Europa, a Ásia, a África e a Oceania, ressaltando que
eles são divididos em países, cada um com seus costumes e tradições, suas
festas, músicas e danças, suas religiões e seu jeito de ser, pois
ninguém é igual a ninguém e é isso que dá graça à vida.
·
Em roda
de conversa levantar hipóteses sobre as "famílias" que formam o
Brasil: os índios, o negro, o colonizador europeu, os imigrantes italianos,
japoneses, árabes, judeus etc. comentar que esses povos foram se cruzando, para
formar a grande família brasileira, que tem as
características de suas origens como também as contribuições desses
povos nas festas, na música, na culinária, nas histórias etc.
· Ouvir a música: Até Quando” do (Gabriel Pensador)
Refletir e debater com os alunos sobre a diferença e a diversidade social. A
partir da música que ouviram selecionar frases que falam de cidadania, de
atitudes, de diferenças e de outras virtudes que escolherem.
· Realizar a leitura da poesia, ”Todos
Iguais, Todos Diferentes” (Marta Ramos); a partir dela, em roda de conversa,
salientar sobre a importância de respeitar as diferenças. Em seguida criar uma paródia sobre os temas
abordados e apresentados.
Todos
iguais,
Todos
diferentes.
Diferenças
são o que nos separam,
Pequenas diferenças
que dividiram
O mundo,
Opondo
humanos contra humanos
Que frente
a frente lutaram
E tudo
mudaram.
A mudança
foi grande,
Os antigos
tempos de discriminação
Vencidos
foram
Nascendo
uma nova Era,
Uma Era de
esperança e igualdade.
Em que
humanos em necessidade são socorridos
Por
cidadãos voluntários
Estes põem
em risco as suas vidas
Defendendo
assim os seus valores primários.
–
Marta Ramos
Avaliação:
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos
no desenvolvimento das atividades propostas como também na participação, criatividade, interesse e
desempenho dos alunos, na realização dos trabalhos pedagógicos visando obter resultados positivos, sobre as
diferenças.
Confira as fotos:
Interpretação da história
Lendo o texto Menina Bonita do Laço
de Fita
Dinâmica das flores
Confecção do cartaz somos todos
diferentes.
Mural didático
Construindo mural didático, Brasil um
país de todos os povos.
Vídeo da história contada pela Professora
VISITA DE
ESTUDO AO MUSEU ENTOMOLÓGICO FRITZ PLAUMANN.
No dia 21 de outubro de 2015, os alunos do 5º
ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino, realizaram a visita de
estudo ao museu Entomológico
Fritz Plaumann no município de Seara. Sendo que o objetivo foi conhecer
as mais variadas espécies de insetos permitindo assim aprofundar e contribuir para a construção do
conhecimento dos alunos.
Observando o museu
Instrumentos para coletar insetos aquáticos
Explicação sobre os insetos
PROJETO CINQUENTENÁRIO – 1964 - 2014
Dando
continuidade ao Projeto do Cinquentenário do ano de 2014, realizamos no dia 13
de abril de 2015 a visita na Biblioteca Municipal onde a servidora Vandira
Cervelin nos explicou sobre a história do município, através de quadros e vídeo
sobre a história do município de Presidente Castello Branco. Na sequência fomos
a Prefeitura-Centro Administrativo do Poder Executivo, para realizar uma visita
e uma entrevista com o Prefeito Claudio Sartori, onde ele explanou sobre as
responsabilidades e as principais ações do administrador e aproveitando a
oportunidade o mesmo explanou sobre o parque aquático, um projeto que estará
sendo implantado no município nos próximos anos. Na sequência visitamos a rótula
onde está o monumento dos Dois Irmãos André e Pedro Sampietro, e na Câmara de Vereadores
tivemos a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, onde o vereador Adelmo
Zanesco explanou sobre o trabalho de um vereador, as principais atividades
desenvolvidas durante uma seção e qual o papel do vereador. Também visitamos o
terreno com projeções de instalações futuras do Termas Castello.
Acompanhe
as fotos dos principais momentos:
Explicação da servidora Vandira Cervelin sobre a história do município
Entrevista no gabinete do Prefeito municipal Claudio Sartori
Visita na câmera de vereadores
Visita ao terreno das Termas de Castello
PROJETO CINQUENTENÁRIO – 1964 - 2014
AGRICULTURA FAMILIAR
Através do Projeto “A Criança e a Natureza:
Educação Ambiental no Campo”, promovido pelo Consórcio Lambari, com os
municípios da AMAUC, os alunos do 4º ano da rede Municipal de Ensino de
Presidente Castello Branco realizaram uma viagem de estudos ao município de
Jaborá no dia 16 de outubro de 2014.
Durante a visita conhecemos o Frigorífico Friprando, o Entreposto de Ovos, a fábrica de Conservas da Eda e a Casa da Uva Boa. Foi uma oportunidade importante para um maior conhecimento e valorização da agricultura familiar.
Durante a visita conhecemos o Frigorífico Friprando, o Entreposto de Ovos, a fábrica de Conservas da Eda e a Casa da Uva Boa. Foi uma oportunidade importante para um maior conhecimento e valorização da agricultura familiar.
Frigorífico Friprando
Conservas da Eda
Entreposto de Ovos
Casa da Uva Boa
Entrega de uma cesta com os produtos da Questosi
ATIVIDADE PEDAGÓGICA - REDES DE APRENDIZAGENS - PROINFO
Umas
das atividades do site www.educopedia.com.br, que já realizei com minha turma foi o jogo: Tabuada do Dino que
encontrei em um plano de aula sobre multiplicação. Esse jogo trabalha a tabuada
de forma divertida estimulando o raciocínio e a concentração. As
atividades realizadas encontram-se na aba 4º ano; matemática. Também com esse
mesmo jogo é possível trabalhar subtração, adição e divisão.
Abaixo algumas fotos dos alunos jogando.
RUMO AO HEXA BRASIL!
Os alunos e professores da Escola Municipal São Luiz também estão na torcida pelo Hexa! Mostra tua força Brasil!!!
II Etapa do Projeto Resgatando Histórias no Cinquentenário de Presidente Castello Branco
Em continuidade as atividades relacionadas ao Projeto Resgatando Histórias no cinquentenário de Presidente Castello Branco, alunos e professores realizaram uma visita de estudo na comunidade de Linha Cabeceira Dois Irmãos. Primeiramente, ouvimos o Senhor Orgentino e Dona Erna falarem um pouco sobre a história da comunidade e da família Sampietro. Em seguida visitamos alguns pontos históricos como: Cemitério, local onde foi construído a primeira escola e a primeira igreja, onde era a casa dos "Dois Irmão" André e Pedro Sampietro. Foi uma visita de estudos muito importante que permitiu enriquecer os conhecimento dos alunos sobre a história do município.
Recepção
Visita ao cemitério e ao túmulo onde está enterrado Pedro Sampietro.
Local onde foi construído a primeira escola.
Propriedade dos Irmãos André e Pedro Sampietro.
Conhecendo a atual igreja da comunidade.
Atividade cooperativa entre os participantes da visita.
Projeto "Bullying: Somos todos iguais nas próprias diferenças"
A rede municipal de ensino está desenvolvendo um projeto para trabalhar com o Bullying nas escolas. Neste sentido desenvolvemos atividades relacionadas ao tema para os alunos melhor conhecer e se responsabilizarem por seu atos. Foram momentos muito importantes que contribuíram positivamente para melhorar a convivência no ambiente escolar.
Roda de conversa sobre o tema "Bullying: Somos todos iguais nas próprias diferenças"
Atividade relacionada ao tema
Trabalhando com a história Pinote o fracote e Janjão o fortão
Painel explicativo sobre os tipos de bullying
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