Ativ.Pedagógicas Ensino Fundamental

Presidente Castello Branco, October 22ND – November 18TH , 2015.

Professora: Andréia Lúcia Parizotto

Disciplina: Língua estrangeira - Inglês

Turmas: 1ST – 5TH grades

FOODS – YOU ARE WHAT YOU EAT!


Duração: Esta lição pode usar aproximadamente 5 ou 6 horas/aula para ensinar e praticar dependendo do ritmo de cada turma. Cada hora/aula é 45 minutos.
Objetivo: Introduzir/rever o vocabulário relacionado aos alimentos – frutas – mostrando os benefícios da alimentação saudável;
Objetivos específicos:
·         Compreender e aplicar a linguagem de sala de aula;
·         Ampliar o repertório literário;
·         Praticar o listening em inglês;
·         Desenvolver a curiosidade/gosto de conhecer novas culturas;
·         Reconhecer a pluralidade cultural entre diferentes povos;
·         Pronunciar diferentes itens alimentícios;
·         Expressar suas preferências usando a estrutura “like” e “don’t like”;

Áreas do conhecimento: Inglês e Ciências
Vocabulary: {fruits: (apple/ avocado/ banana/ blueberry/ cherry/ coconut/ grape/ kiwi/ lemon/ mango/ melon/ orange/ papaya/ passion fruit/ peach/ pear/ pineapple/ plum/ strawberry/ tomato/ watermelon…)} 
Atividades:
·         Atividades de rotina;
·         Roda da conversa;
·         Warm-up activity: tempestade de ideias;
·         Livro: The very hungry caterpillar;
·         Interagindo com a estória;
·         Mini book da estória;
·         Música: Fruits;
·         Mystery box;
·         The very hungry caterpillar fruit salad;
·         Fruits activity;
·         Fruits memory game; 1st grade
·         Fruits bingo; 3rd – 5th grades
·         Pronunciation key;


Materiais:
·         Flashcards;
·         Livros de literatura;
·         Lápis e giz colorido;
·         Frutas de plástico;
·         Caixa organizadora pequena;
·         Atividades impressas, pen drive e rádio/computador ou multimídia para a música;

Metodologia:
Atividade de rotina
Ao responder a chamada, o aluno deverá responder no lugar de I AM HERE o nome de um alimento, fruits.
Ex: Date: October 22nd 2015. Thursday.
Em seguida fazer alguns questionamentos referentes ao número do dia:
Ex: - Como é se escreve o dia de hoje? 22= twenty-two (5th grade – twenty-second)
- Quantas aulas de inglês já tivemos este ano? 60= sixty
- Quantos dias do ano já se passaram? 295= two hundred and ninety-five
- Quantos dias de aula já se passaram? 256= two hundred and fifty-six

Após a composição da data, fazer a leitura da mesma e solicitar que repitam juntos. Em seguida, pedir que registrem no caderno.
Warm up activity
Usar flashcards para introduzir alguns itens alimentícios. Mostrar cada flashcard um por um e ensinar a palavra. Se os alunos já sabem algum vocabulário, experimentar revelando cada imagem devagar, segurando um pedaço de papel em branco na frente do quadro e, lentamente, movendo-a para revelar a imagem enquanto os estudantes adivinham o que é.

-Se possível vestir-se de borboleta e falar que veio contar sua história, que um escritor dos Estados Unidos se interessou pela aventura e resolveu escrever um livro contando as façanhas...

Leitura Guiada: The Very Hungry Caterpillar
Antes de abrir o livro, pedir-lhes para olhar para a capa e fazer algumas previsões:
-Eles acham que a história é sobre o quê? O que eles já sabem sobre lagartas?
Leia as páginas de um a três para os alunos e depois parar, encobrindo página quatro.
Fazer os alunos prever agora:
-Que tipos de alimentos podem ser que a lagarta está procurando?
Comece contando os dias e alimentos que a lagarta come, parando após os quatro morangos.
Peça aos alunos que prevejam o que a lagarta pode comer ao lado.
-Se eles notaram o grupo favorito de comida da lagarta ou pegaram o padrão de número?
Continue a ler, e depois parar de novo quando a lagarta come apenas uma folha verde, tomando cuidado para não virar a página.
-Peça aos alunos para prever o que os olhares da lagarta depois de comer toda essa comida!
Após a lagarta entrar em seu casulo, parar novamente.
-O que acontece quando a lagarta está em o casulo?
Depois de terminar a história, peça aos estudantes para pensar sobre o que iria acontecer se o livro continuasse.
Que aventuras poderiam acontecer com a butterfly? Será que ele ainda estaria com fome? Se assim for, o que ele iria comer?

- Mostrar as imagens do livro original e a foto do escritor.
- Depois da estória, questionar:
-Who were the characters of the story? How did you feel about them?
-Do you think it was a happy or a sad story?
- E você?
What do you like to eat when you're really hungry?
·         What's your favorite breakfast?(café)
·         What's your favorite lunch?(almoço)
·         What's your favorite dinner?(jantar)
·         What's your favorite drink?(bebida)
·         What's your favorite snack?(lanche)

Entregar uma cópia do mini book para cada aluno e montar com ele um livrinho sobre a estória ouvida. Poderá colorir em seguida se sobrar um tempinho, senão fica como tarefa de casa.
Com as turmas mais avançadas, ou seja, 3rd e 5th grade, explorar o texto identificando palavras conhecidas, como: dias da semana, números, cores, alimentos e outras que por ventura conheçam.
OBS: é possível trabalhar também com este livro, vegetais e outros alimentos...
Third step: Fruits

A canção "Fruits”- Happy Kids é muito boa para a prática de ritmos, e tem o vocabulário das frutas principais que eles precisam saber. Reproduzir a música e incentivar os alunos a bater palmas junto com o ritmo da música. Durante algumas aulas, reproduzi-la no início de cada aula, para que possam aprender bem a letra da música.
Para os alunos do 1st grade, passar a letra em uma cartolina, pois facilita a leitura e poderá ficar fixado na parede da sala para que visualizem e para as demais turmas entregar uma cópia para que colem no caderno. Fazer a leitura e cantar em seguida.
FRUITS- Happy Kids

Mamãe foi à feira, muitas frutas comprou.
BANANA madurinha,
PINEAPPLE docinha,
ORANGE amarelinha.
APPLE, que delicia que é.
PAPAYA de manhã no café.
GRAPE, você é uma uva.
WATERMELON, sempre me deixa confuso,
Por fora é verde, por dentro vermelhinha,
Mas só sei que é bem docinha.

Depois de ouvir, perguntar aos alunos solicitando que coloquem as mãos para cima, se eles gostam das frutas, a fim de introduzir a estrutura pergunta "Do you like ...? Banana é a mais popular? Incentivar os alunos a perguntar as mesmas perguntas! Incentivar a resposta em inglês ‘Yes, I like’ ou ‘No, I don`t like’.
 Pegar pequenas frutas de plástico e preparar uma caixa organizadora “Mystery Box” e colocar as frutas antes da aula. Agora agitar a caixa - o som de chocalho irá alertar imediatamente os seus alunos. Abra a caixa e retirar uma fruta ou para que possam sentir, apenas com o tato sem poder olhar. Pedir "What is this?" Provocar / Ensine o nome e repetir x3. Agora fingir que morde a fruta e mastigar, e depois dizer "Delicious!". Em seguida, mantenha o fruto na frente de cada aluno para deixá-los dar uma mordida imaginária. Incentive-os a dizer "yammy!" ou mesmo "yuk!". Repita com a outra fruta.
Teacher: What fruit is this? (pointing at the green apple )
Students: It's an apple!
Teacher: Yes, that's right! And what color is it?
Students: Green!
Teacher: Right! Good job!
Em seguida, relembrar a estória “THE VERY HUNGRY CATERPILLAR” questionando quais frutas a lagarta comeu utilizando a seguinte receita:

Very Hungry Caterpillar Fruit Salad
taken from an Eric Carle web site submission by Motoko September 9, 1996

Ingredients:
1 Apple
2 Pears
3 Plums
4 strawberries
5 Oranges
Bunch of Mint Leaves

Preparation:
Peel, pare, seed, hull, and section each fruit. Cut into bite-sized pieces, put together in a bowl and chill. Garnish each serving with a sprig of mint. Serve to a small group of friends, after reading a good book. You'll enjoy every bit of it.

Fourth step: Fruits activities
             
Desenvolver algumas atividades (crosswords/words search) para a internalização do vocabulário relacionado às frutas, sempre pronunciando as palavras ao fazer a correção, solicitando que repitam em seguida.

Fifth step: Fruits games
Memory game 1st grade
Serão divididos em no mínimo 3 grupos de aluno conforme as cores: White/Green, Yellow/Orange, Red/Purple/Blue.
Cada grupo jogará o memory game correspondente a cor do grupo. Ao concluir a rodada poderão trocar os envelopes e jogar com as outras cores.
Ao encontrar o par, deverá ler o nome da fruta para os colegas.
Bingo 3rd - 5th  grades
Cada aluno receberá uma cartela e a cada fruta gritada, deverá marcar com uma unidade. O primeiro a completar toda cartela vence.

Sixth step: Pronunciation Key

Retomar as palavras estudadas, no final de cada aula, pedindo para que repitam e/ou copiem em um espaço determinado para lista de vocábulos.
Finalizar as aulas desta lição com um abraço mútuo e dizer Bye bye.

Avaliação: 
O processo de avaliação será contínuo, por meio de produções orais/ escritas + formação de hábitos e atitudes. Atividades em duplas / trios (produções orais/ escritas como exercícios, desenhos, pinturas, recortes, colagens, dramatizações de diálogos e atitudes positivas (boas maneiras). Avaliações Escritas e/ou Orais (individuais) - produções escritas / exercícios de repetição oral (“oral drills”), desenhos, pinturas, avaliações de aprendizado (vocabulário e estruturas estudadas). Avaliações e/ou tarefas "extras" (recuperações paralelas) como forma de recuperar, fixar, conteúdos que serão frequentemente revisados. Hábitos e atitudes; Interesse e participação nas atividades propostas; Postura em sala de aula (respeito para com colegas, professores e funcionários); Responsabilidade com entrega de tarefas; Cooperação e interação com o grupo (espírito de equipe); Conservação de materiais, capricho / organização de produções e conservação do patrimônio escolar.

Confira algumas fotos e o vídeo no link abaixo:


Adaptação do livro "The very hungry caterpillar"

           


Mini book "The very hungry caterpillar"

Construção do mini book individual "The very hungry caterpillar"


Explorando as palavras conhecidas no livrinho



Tradução de palavras referentes à alimentação

Caixa misteriosa com frutas reais e de plástico


Jogos: Memory game e bingo das frutas





SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Turma: 1º, 3º e 5º ano.
Tema: Diversidade Cultural
 Data de Aplicação: 26, 27, 28,  de Outubro de 2015
Tempo estimado: 3 aulas
Áreas do Conhecimento/Conteúdo:
Língua Portuguesa: Oralidade, Leitura, Produção Escrita e Análise Linguística, Gênero textual, texto científico, leitura e interpretação.
História: Formação étnica brasileira, as regiões brasileiras, pesquisar sobre  diferença e a diversidade social.
Ensino Religioso: Discriminação, preconceito.
Geografia: Localização geográfica: continentes, oceanos, localizar no mapa do Brasil a diferença e a diversidade social com base nos espaços geográficos.
Matemática: Elaboração e resolução de problemas matemáticos, envolvendo o sistema monetário.

Objetivo Geral:
·         Levar ao aluno a compreender e valorizar o ser humano, auxiliando na reflexão, quanto às semelhanças, diferenças étnicas e sociais e relações familiares.

Objetivos Específicos:
·         Promover discussão sobre os valores humanos, da beleza negra e da diversidade.
·         Levar os alunos a perceber, que suas heranças, desde seu cabelo até a cor de sua pele muitas vezes são herdadas de seus familiares;
·         Respeitar as diferenças;
·         Compreender a importância da diversidade a partir de histórias.
·         Identificar os casos de bulliyng e compreender que não se deve praticá-lo;
·         Realizar a produção escrita do gênero textual diálogo, com posterior análise linguística do gênero produzido com foco na ortografia, pontuação, coesão, coerência, reestruturação textual
Metodologia:
1º momento:
· Organizar uma roda de conversa para apresentar o livro para os alunos, fazendo a exploração da capa do livro, destacando: O Título da história, “Menina Bonita do laço de fita “da autora Ana Maria Machado (contar um pouco da história da autora, editora, ilustração, etc.)
· Em seguida foi lida a história, durante a leitura ocultar as gravuras e instigar a curiosidade dos alunos.
· Ler a história, fazendo a Interpretação oral com inferência da professora usando a              técnica de leitura compartilhada, a professora será Em seguida foi lida a história o narrador e os alunos os personagens, desta forma a leitura fica mais prazerosa e o envolvimento de todos torna-se a aula mais produtiva.
· Após a leitura explorar bastante o texto. Falar sobre as características que herdamos de nossos pais, das particularidades de cada um, cor, estatura, cabelos, Saber, portanto, das diferenças que muitas vezes são herdados dos nossos familiares.
· Questionar quanto: Qual era a cor de pele da menina? E seu cabelo como era? Como era o coelho? Como o coelho via a menina? Que outras maneiras o coelho poderia ficar da cor da menina? O que a mãe da menina quis dizer com artes de uma avó? Qual a conclusão que o coelho chegou sobre a cor da menina. ( imaginar a historia ocultando as gravuras .)

·         Depois observamos as imagens da história  e interpretamos com as que tínhamos imaginado.
 2º momento:
·         Na atividade de escrita os alunos em duplas escreveram um diálogo com os personagens da história da “Menina bonita do laço de fita”, Logo após foi feito a reestruturação individual do texto observando os elementos de coerência e coesão, sinais de pontuação entre outros destacados no texto.
·         Concluímos com apresentação do diálogo sendo que, cada dupla usou da sua criatividade para este momento de aprendizado e conhecimento.

 3º momento:
·         Educação física
·         Atividades para casa: 

Pedir que os alunos tragam flores de diferentes cores e formas as mais variadas possíveis.
 4º momento:
Dinâmica das flores: 
Com as flores que trouxeram de casa deixar que cada aluno escolha uma. Depois, pergunte o que chamou a atenção deles para escolher aquela flor. Peça-lhes que percebam as diferentes cores, o perfume, a textura, as diferentes formas... Chamar sua atenção para o fato de as flores serem diferentes e nem por isso menos bela e apreciada. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as flores, cada um é diferente, mas não menos importante. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele, etc. 


Dinâmica das cores: 

·         Ao som de uma musica suave. Espalhar vários lápis de várias cores sobre a mesa e peça para os alunos escolhem a cor que mais lhes agrada. Questionar com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Perguntar aos alunos se é bom haver cores diferentes e por quê? Agora vamos olhar uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... Questionar quanto à cor de lápis que escolheu é mais parecido com a cor da pele de cada um. (se por o caso algum aluno diga que sua cor é “feia", procure fazê-lo se sentir valorizado. Esse momento será propício para melhorar a autoestima do aluno.) 
·         Em roda de conversa questionar quanto o titulo (um nome) à história ouvida. Após sugerir aos alunos que deem outro título, escrevendo no caderno as sugestões apresentadas e apos ler para os colegas.
·         Com o nome que escolheu para o livro, fazer outra história sendo você a autora, em seguida apresentar para os colegas.
·         Mural didático: Brasil: um País de todos os povos (Fazer recortes de revistas, a diversidade cultura do povo brasileiro, e construir o grande mural).
          5º momento:
Ler novamente a história, explorando bastante os personagens se gosta ou não e por que;
·   Esclarecer para os alunos que todos têm em sua origem, uma história e que ninguém é igual a ninguém.
· Deixar claro que cada um de nós tem suas características, oriundas de sua família. Sendo assim, somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.
·   Confecção de um livro com sua história de vida e heranças familiares. (Árvore geológica)

6º momento:
·          - Atividades para casa: Pedir que os alunos fotos de familiares com quem eles se acham parecidos. 
 7º momento:
·      Conversa com os alunos, levando em consideração o conhecimento prévio de cada educando. Sobre a Diversidade cultural do estado de Santa Catarina e do Brasil.
·      Trabalhar com a pesquisa na internet. Dividir a turma em dupla cada qual com uma região brasileira farão uma pesquisa sobre a diversidade e diferenças de região. Depois da pesquisa cada grupo repassa aos colegas oralmente o que aprenderam com a investigação: Fonte:http://www.brasilescola.com/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm Acesso em 07 de set. 2015
 8º momento:

·      Com o mapa-múndi localizar, os cinco continentes e conversar. América, a Europa, a Ásia, a África e a Oceania, ressaltando que eles são divididos em países, cada um com seus costumes e tradições, suas festas, músicas e danças, suas religiões e seu jeito de ser, pois ninguém é igual a ninguém e é isso que dá graça à vida. 
·         Em roda de conversa levantar hipóteses sobre as "famílias" que formam o Brasil: os índios, o negro, o colonizador europeu, os imigrantes italianos, japoneses, árabes, judeus etc. comentar que esses povos foram se cruzando, para formar a grande família brasileira, que tem as características de suas origens como também as contribuições desses povos nas festas, na música, na culinária, nas histórias etc.
·      Ouvir a música: Até Quando” do (Gabriel Pensador) Refletir e debater com os alunos sobre a diferença e a diversidade social. A partir da música que ouviram selecionar frases que falam de cidadania, de atitudes, de diferenças e de outras virtudes que escolherem.
·      Realizar a leitura da poesia, ”Todos Iguais, Todos Diferentes” (Marta Ramos); a partir dela, em roda de conversa, salientar sobre a importância de respeitar as diferenças. Em seguida criar uma paródia sobre os temas abordados e apresentados.
Todos iguais,
Todos diferentes.

Diferenças são o que nos separam,
Pequenas diferenças que dividiram
O mundo,
Opondo humanos contra humanos
Que frente a frente lutaram
E tudo mudaram.
A mudança foi grande,
Os antigos tempos de discriminação
Vencidos foram
Nascendo uma nova Era,
Uma Era de esperança e igualdade.
Em que humanos em necessidade são socorridos
Por cidadãos voluntários
Estes põem em risco as suas vidas
Defendendo assim os seus valores primários.
                                                – Marta Ramos 
Avaliação:

A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas como também na participação, criatividade, interesse e desempenho dos alunos, na realização dos trabalhos pedagógicos visando obter resultados positivos, sobre as diferenças.

Confira as fotos:
                                      Interpretação da história
Lendo o texto Menina Bonita do Laço de Fita 
Dinâmica das flores 
 Confecção do cartaz somos todos diferentes.
 Mural didático
 Construindo mural didático, Brasil um país de todos os povos.

Vídeo da história contada pela Professora


VISITA DE ESTUDO AO MUSEU ENTOMOLÓGICO FRITZ PLAUMANN.


            No dia 21 de outubro de 2015, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino, realizaram a visita de estudo ao museu Entomológico Fritz Plaumann no município de Seara. Sendo que o objetivo foi conhecer as mais variadas espécies de insetos permitindo assim aprofundar e contribuir para a construção do conhecimento dos alunos. 



 Observando o museu

 Instrumentos para coletar insetos aquáticos



                                                  Explicação sobre os insetos



PROJETO CINQUENTENÁRIO – 1964 - 2014

Dando continuidade ao Projeto do Cinquentenário do ano de 2014, realizamos no dia 13 de abril de 2015 a visita na Biblioteca Municipal onde a servidora Vandira Cervelin nos explicou sobre a história do município, através de quadros e vídeo sobre a história do município de Presidente Castello Branco. Na sequência fomos a Prefeitura-Centro Administrativo do Poder Executivo, para realizar uma visita e uma entrevista com o Prefeito Claudio Sartori, onde ele explanou sobre as responsabilidades e as principais ações do administrador e aproveitando a oportunidade o mesmo explanou sobre o parque aquático, um projeto que estará sendo implantado no município nos próximos anos. Na sequência visitamos a rótula onde está o monumento dos Dois Irmãos André e Pedro Sampietro, e na Câmara de Vereadores tivemos a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, onde o vereador Adelmo Zanesco explanou sobre o trabalho de um vereador, as principais atividades desenvolvidas durante uma seção e qual o papel do vereador. Também visitamos o terreno com projeções de instalações futuras do Termas Castello.
 Acompanhe as fotos dos principais momentos:

 Explicação da servidora Vandira Cervelin sobre a história do município
 Entrevista no gabinete do Prefeito municipal Claudio Sartori
 Visita na câmera de vereadores
Visita ao terreno das Termas de Castello

AGRICULTURA FAMILIAR 


Através do Projeto “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Campo”, promovido pelo Consórcio Lambari, com os municípios da AMAUC, os alunos do 4º ano da rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco realizaram uma viagem de estudos ao município de Jaborá no dia 16 de outubro de 2014.
Durante a visita conhecemos o Frigorífico Friprando, o Entreposto de Ovos, a fábrica de Conservas da Eda e a Casa da Uva Boa.
 Foi uma oportunidade importante para um maior conhecimento e valorização da agricultura familiar.

Frigorífico Friprando 



Conservas da Eda


Entreposto de Ovos


Casa da Uva Boa


Entrega de uma cesta com os produtos da Questosi 


ATIVIDADE PEDAGÓGICA - REDES DE APRENDIZAGENS - PROINFO 


Umas das atividades do site  www.educopedia.com.br, que já realizei com minha turma foi o jogo: Tabuada do Dino que encontrei em um plano de aula sobre multiplicação. Esse jogo trabalha a tabuada de forma divertida estimulando o raciocínio e a concentração. As atividades realizadas encontram-se na aba 4º ano; matemática. Também com esse mesmo jogo é possível trabalhar subtração, adição e divisão. 

 Abaixo algumas fotos dos alunos jogando. 






RUMO AO HEXA BRASIL! 

Os alunos e professores da Escola Municipal São Luiz também estão na torcida pelo Hexa! Mostra tua força Brasil!!!


II Etapa do Projeto Resgatando Histórias no Cinquentenário de Presidente Castello Branco 

Em continuidade as atividades relacionadas ao Projeto Resgatando Histórias no cinquentenário de Presidente Castello Branco, alunos e professores realizaram uma visita de estudo na comunidade de Linha Cabeceira Dois Irmãos. Primeiramente, ouvimos o Senhor Orgentino e Dona Erna falarem um pouco sobre a história da comunidade e da família Sampietro. Em seguida visitamos alguns pontos históricos como: Cemitério, local onde foi construído a primeira escola e a primeira igreja, onde era a casa dos "Dois Irmão" André e Pedro Sampietro. Foi uma visita de estudos muito importante que permitiu enriquecer os conhecimento dos alunos sobre a história do município. 

Recepção 

Visita ao cemitério e ao túmulo onde está enterrado Pedro Sampietro.  

Local onde foi construído a primeira escola.

Propriedade dos Irmãos André e Pedro Sampietro.

Conhecendo a atual igreja da comunidade. 

Atividade cooperativa entre os participantes da visita.



 Projeto "Bullying: Somos todos iguais nas próprias diferenças"

A rede municipal de ensino está desenvolvendo um projeto para trabalhar com o Bullying nas escolas. Neste sentido desenvolvemos atividades relacionadas ao tema para os alunos melhor conhecer e se responsabilizarem por seu atos. Foram momentos muito importantes que contribuíram positivamente para melhorar a convivência no ambiente escolar.


Roda de conversa sobre o tema "Bullying: Somos todos iguais nas próprias diferenças"


Atividade relacionada ao tema


Trabalhando com a história Pinote o fracote e Janjão o fortão


Painel explicativo sobre os tipos de bullying


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