Eventos



I ASSEMBLÉIA COM PAIS  

No dia 08 de Março de 2016  realizou-se a I Assembléia com pais da Escola Municipal São Luiz, tendo como assuntos prestação de contas do ano de 2015, eleição para a nova diretoria da Associação de Pais e Professores (APP), apresentação do Plano do Trabalho Docente tendo como foco Entendimento Global, socialização do Projeto Politico Pedagógico e aprovação do mesmo, entre outros assuntos.
Confira as fotos:
Dinâmica com a participação dos pais
Professoras explicando sobre o Plano do Trabalho Docente
Prestação de contas

I ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR, CONSELHO DE CLASSE E MOSTRA DE TRABALHOS
      No dia 17 de outubro foi realizado um encontro entre a comunidade escolar, na comunidade de linha salto da praia, organizado pelas APPs das escolas e conselho escolar. Nesta noite também foi realizada uma mostra de trabalhos referentes a sequências didáticas dos projetos de educação ambiental realizados por cada escola. Os alunos da escola centro educacional de ensino de 1º grau, realizaram uma homenagem aos professores pela passagem de seu dia. Realizamos o conselho de classe e entrega de boletins referente ao 3º bimestre deste ano letivo, onde pais e professores conversaram sobre a aprendizagem das crianças. Ao final foi servido um jantar de confraternização.
Janta de confraternização
Homenagem aos professores dos alunos da escola Centro Educacional de Ensino de 1º Grau

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ECO-ÔNIBUS DA FATMA
            
 Recebemos em nosso município a visita do Eco- ônibus da FATMA. Projeto de Educação Ambiental itinerante que iniciou no ano de 2005, desenvolvido pela Fundação do Meio Ambiente - FATMA e tem o objetivo de desenvolver um processo de reflexão e conscientização sobre a importância da Preservação do Meio Ambiente.
O projeto é conduzido por técnicos especializados da FATMA e a metodologia utilizada baseia-se em palestras sensibilizadoras e motivadoras, com apresentação de vídeos, materiais educativos e dinâmicas, estimulando a responsabilidade e compromisso com as questões ambientais.
  Confira as fotos:
Os alunos dentro do ônibus
Foto coletiva  



ENTREGA DO UNIFORME ESCOLAR

No dia 12 de Junho de 2015 foi realizada a entrega do Kit do Uniforme Escolar. Em um primeiro momento a Orientadora Escolar Sra. Lucimara Machado fez a abertura ao evento agradecendo aos pais pela participação, após o Prefeito Municipal Sr. Claudio Sartori explicou como é adquiro o uniforme escolar para os alunos e a importância dessa aquisição como incentivo ao processo de  ensino. No terceiro momento ouve a fala da presidente da APP – Associação de Pais e Professores Sra. Edinete Tapparo Andrioni Miotto onde agradeceu ao Prefeito Municipal pela entrega do uniforme aos alunos.

Segue abaixo as fotos:
Foto coletiva com os pais, alunos, prefeito municipal, orientadora e funcionários da escola.

MOBILIZAÇÃO DA DEFESA CIVIL

        No dia 18 de Maio de 2015 em nossa escola aconteceu a Mobilização da Defesa Civil, onde a Orientadora Escolar Sra Lucimara Machado, que faz parte da equipe de Defesa Civil de nosso município, conversou com as crianças sobre as atribuições deste órgão, como trabalham em caso de desastres ou catástrofes, e de que forma a população pode contribuir para evitá-las. Para trabalhar esta temática foi realizada uma atividade dinâmica, onde os alunos participaram e aprenderam quais são as funções e como trabalha a Defesa Civil.
Cada criança recebeu uma cartilha para ler com a família, como forma de disseminar as informações obtidas na escola.   
Confira algumas fotos:


      Explicação da orientadora escolar. 
            
CONSULTA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,  EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS SOBRE O TRABALHO INFANTIL E CONSELHO DE CLASSE REFERENTE AO I BIMESTRE DO ANO LETIVO.
   Este encontro reuniu pais, alunos, autoridades e professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de nosso município. O evento teve a abertura com a Orientadora Escolar Sra. Lucimara Machado seguindo da composição da mesa de autoridades, foi realizada a socialização e aprovação das metas do Plano Municipal de Educação de 2015-2025, sendo apresentado pela Administradora Escolar Sra. Marli Raaber e a Professora Clauci Zanesco. Em seguida a Gestora Cultural Vandira Cervelin, explanou sobre ações realizadas no município relacionadas à erradicação do trabalho infantil, e logo após o Prefeito Sr. Claudio Sartori, deixou sua mensagem aos presentes.
Realizamos a exposição das atividades pedagógicas dos alunos referentes ao trabalho pedagógico realizado sobre o Trabalho Infantil, que contemplou estudo sobre legislação, Estatuto da Criança e Adolescente, Direitos e Deveres das Crianças, leitura e análise de reportagens, dentre outros.
Foram organizados stands com as atividades de cada escola, onde os alunos realizaram explicações das atividades. Neste evento foi realizado o I Conselho de Classe, referente ao 1º bimestre/2015, com
entrega de boletins aos pais e conversa sobre o processo de aprendizagem de cada criança. 
A seguir os fotos:    
Realização da exposição de atividades pedagógicas.
Participação dos pais.


SEMANA DO MEIO AMBIENTE

No dia 02 de Junho de 2015, a escola de São Luiz foi para a sede do município de Presidente Castello Branco para participar da programação da Semana do Meio Ambiente. Junto com os alunos do Centro Educacional de Ensino de 1º Grau visitamos setores públicos nos quais estava sendo realizada esta sensibilização. No primeiro momento a bióloga Priscila conversou sobre as composteiras e sobre o II Concurso Municipal para a escolha do slogan e ilustração para confecção de adesivos para veículos do Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo que seria realizado para crianças de Pré - escola até o 9º ano do ensino fundamental, além de  orientar os alunos sobre os projetos das escola e  a correta destinação do lixo. Após as professoras Leila e Clauci apresentaram um teatro relacionado com a viagem a Brasília, na qual o município recebeu o Prêmio de Reconhecimento em Gestão de Resíduos pela Rede A3P vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.  A visita ao Aterro Sanitário do nosso Município teve o intuito de mostrar para aos alunos o destino correto do lixo que produzimos em nossas casas. Na casa da Sra. Simone dos Santos foi possível acompanhar a instalação do projeto piloto dos Biocompostores. 
Segue as fotos: 
Conversa com a Bióloga Priscila
Visita aos setores públicos 

ENTREGA DE MUDAS 
Em continuidade com as etapas do Projeto Horta Permacultural da Escola de Linha Taquaral, no dia 05 de maio de 2015 nossos alunos receberam um kit com mudas de repolho, couve-flor, beterraba, alface, salsa, cebolinha, chicória e almeirão, objetivando o consumo de olerícolas na alimentação da família. 
Segue abaixo a foto da entrega das mudas.   
                         Foto coletiva das Turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental com as                                                        Professoras e Merendeira.


INÍCIO DAS AULAS DO PROERD- PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS.

Deu-se inicio no dia 08 de Março de 2015 as aulas do PROERD- Programa Educacional de Resistência as Drogas para os alunos de 5º ano do Município de Presidente Castello Branco.
O objetivo da Policia Militar de Santa Catarina é contribuir, para a formação de adolescentes, para que tenham uma vida saudável, apontando um futuro melhor, uma sociedade mais segura para todos nós. O lema do programa é “Nossas crianças longe das Drogas”. As aulas são ministradas nas quartas-feiras de tarde elo Instrutor PROERD Cabo Vanderlei Ribeiro onde prevê  10 encontros dinâmicosNo dia 18 de Maio de 2015 em nossa escola aconteceu a Mobilização da Defesa Civil, onde a Orientadora Escolar Sra Lucimara Machado, que faz parte da equipe de Defesa Civil de nosso município, conversou com as crianças sobre as atribuições deste órgão, como trabalham em caso de desastres ou catástrofes, e de que forma a população pode contribuir para evitá-las. Para trabalhar esta temática foi realizada uma atividade dinâmica, onde os alunos participaram e aprenderam quais são as funções e como trabalha a Defesa Civil.
Cada criança recebeu uma cartilha para ler com a família, como forma de disseminar as informações obtidas na escola.
Confira algumas fotos:
Momento da explicação 
Atividade em grupo 
Turma PROERD de 2015, Instrutor, Professora e Prefeito Municipal

X FEIRA DO PEIXE VIVO

A Feira do Peixe Vivo neste ano de 2015 foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, teve com o objetivo de valorizar os piscicultores que participam do Programa Municipal de Aquicultura, e para visitamos a propriedade do Sr. Armindo Forquesato, produtor participante do programa. Durante a visita o técnico agrícola responsável pelo programa no município, Sr. Arnildo Rech nos orientou sobre os viveiros e explicou sobre a alimentação dos peixes, habitat, uso do aerador, comercialização e seu crescimento. Também pescou peixes grandes e pequenos para as crianças tocarem e observarem de perto, foi aproveitada a oportunidade e observada a criação de ovelhas e o cultivo de diversos alimentos como: batata, feijão, frutas, etc.
Abaixo algumas fotos:

Crianças  ouvindo a explicação do Senhor Arnildo Rech.

Observando os peixes.


Os alunos passando a mão no peixes.

REUNIÃO INÍCIO DO ANO COM PAIS

 Foi realizado no dia 06 de fevereiro de 2015 na escola municipal São Luiz a reunião de inicio do com os pais, para conversar sobre o quadro de funcionários para o ano letivo de 2015, prestações 
de contas, eventos escolares que seriam realizados e participado, dentre outros assuntos gerais.
Confira as fotos: 

Professoras Raquieli e Carina no encontro com pais
Conversa individual com pais para preenchimento do Diagnósticos das crianças.



PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Durante o mês de março aconteceu mais uma importante etapa do Programa Saúde na Escola. No dia 04 de março de 2015 nossa escola recebeu a visita da dentista Dra. Caroline para auxiliar na escovação dentária e acompanhar a saúde bucal de nossos educandos. No dia 09 de março, a fisioterapeuta Giseli e a nutricionista Suellen realizaram a pesagem das mochilas e fizeram a orientação quanto a postura correta em sala de aula. E no dia 28 de março foi realizado na sede do município a avaliação oftalmológica com o Dr. Adenilson Niederauer para as crianças da pré-escola até o 5º ano.
Neste evento, no primeiro período a orientadora Lucimara Machado realizou a abertura do evento explicando sobre a importância deste momento e do Programa Saúde na Escola bem como as atividades que seriam realizadas durante esse dia. Na segunda etapa os alunos realizaram a avaliação oftalmológica, participaram das oficinas como teatro sobre a água com as professoras Clauci e Leila, show de perguntas com o Consórcio Lambari também sobre água, compostagem, decomposição de materiais recicláveis, exposição de fotografias e brincadeiras recreativas.

Confira as fotos dos melhores momentos:

 Dr. Caroline realizando a escovação dos dentes. Programa Sorriso Saudável.

 Pesagem das mochilas com a Fisioterapeuta e  a Nutricionista.
Abertura do Evento com a orientadora Lucimara.


SAÚDE NA ESCOLA

No dia 26 de novembro de 2014, recebemos em nossa escola alunos e professores do 5º ano do Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, a Orientadora Escolar Lucimara Machado e a enfermeira Luciana para realizar mais uma etapa do programa saúde na escola. Na oportunidade foi conversado sobre o assunto drogas, por meio de  uma apresentação dos alunos referente ao programa PROERD, que os alunos do 5º ano participaram, e explicações da orientado Lucimara e enfermeira Luciana sobre o assunto

Orientadora Lucimara Machado conversando com os alunos sobre as drogas. 
Enfermeira Luciana explicando sobre os malefícios  que as drogas causam na saúde. 
Apresentação dos alunos e professoras do 5º ano. 

DIA DA ANIMAÇÃO

Dia 28 de outubro é o dia Internacional da animação que tem como objetivo proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Nossa escola participou do evento na tarde do dia 28. 




CONSELHO DE CLASSE 

No dia 14 de outubro aconteceu o III Conselho de Classe com entrega de boletins e conversa com os pais sobre a aprendizagem de seu filho. Também foi discutidos alguns assuntos gerais e para finalizar servimos um coofebreak. Confiram algumas fotos. 




TARDE RECREATIVA 

No dia 08 de outubro alunos e professores participaram de uma tarde recreativa em parceria com o SESC. Durante a tarde diversas foram as atividades realizadas, dentre elas: Piscina de bolinhas, cama elástica, jogos de mesa, circuíto com desafios, pintura facial, vídeos... Todas as crianças se divertiram muito!

Abertura  com a fala do prefeito municipal. 

Arremesso de bola 

Circuíto com desafios  
Jogos de mesa
Pintura facial.

DESFILE CÍVICO 

O desfile da independência foi realizado no dia 6 de setembro em Presidente Castello Branco, em comemoração á independência do Brasil e resgatou a história e a cultura do povo castelense. As comunidades do interior e a sede tiveram uma participação efetiva nas atividades, mostrando valores e as peculiaridades de cada localidade. Nossa escola também participou demonstrando o projeto: Pomar escolar: Uma Proposta de Agrofloresta. 

Pelotão da comunidade de Linha São Luiz 
Demostração do Projeto Pomar Escolar: Uma Proposta de Agrofloresta

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

No dia 18 de agosto, alunos e professores participaram de mais uma etapa do Programa Saúde na Escola na sede do município. Durante a tarde visitamos a academia ao ar livre, os alunos juntamente com a fisioterapeuta pesaram as mochilas, e visitamos o horto de ervas medicinais no posto de saúde do município. Foi uma tarde dinâmica e de muitas aprendizagens.   

Conhecendo a academia ao ar livre 

Visita ao horto medicinal

Comemoração do dia do estudante 

No dia 08 de agosto de 2014, alunos e professores da rede municipal de ensino participaram da tarde recreativa/esportiva em comemoração ao dia do estudante na comunidade de linha São Luiz. Foi uma tarde com diversas atividades como: Futsal, festival da música, vídeos e pintura facial. Todos os estudantes se divertiram muito.  

Confiram algumas fotos: 






II ETAPA DO PROJETO RESGATANDO HISTÓRIAS NO CINQUENTENÁRIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
        Neste ano a Festa Junina das Escolas da Rede Municipal foi realizada na Comunidade de Linha Cabeceira Dois Irmãos, para concretizar mais uma etapa do projeto pedagógico. Cada escola realizou uma apresentação cultural junina. As professoras Leila e Clauci apresentaram uma peça teatral muito divertida.
     Tivemos momentos de muitas brincadeiras danças típicas, e o lanche servido era típico junino. 

Foi uma tarde de muita diversão! 

Nossa turma 

Apresentando o casamento caipira 

I Conselho de Classe 

No dia 12 de maio de 2014 aconteceu o I Conselho de Classe referente ao 1º bimestre. Durante o encontro foi realizado diversas atividades como: Participação da enfermeira Luciana que conversou com os pais sobre o Programa Saúde na escola, peça teatral relatando os projetos de educação ambiental e conversa individual com os pais sobre o desenvolvimento de ensino e aprendizagem dos alunos. 


Conversa sobre o Programa Saúde na Escola

Leitura de uma mensagem em homenagem as mães 

Peça teatral 


Entrega de mudas de hortaliças

A secretaria Municipal de agricultura em parceria com secretária de educação realizou a entrega de  um kit de hortaliças com aproximadamente 30 mudas ( repolho, couve-flor, couve-brócolis, beterraba, alface, salsa e cebolinha) para todos os alunos e professores da escola. 



Capacitação das merendeiras

No dia 24 de abril aconteceu a capacitação das merendeiras em nossa escola. Durante o encontro os alunos e professoras apresentaram as etapas realizadas do projeto do pomar. Posteriormente a Nutricionista Luciane deu continuidade a capacitação. 









ENTREGA DO UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR DO ANO LETIVO DE 2014

No dia 22 de abril foi realizado a entrega do uniforme e material escolar do ano letivo de 2014. O evento contou com a participação da comunidade escolar da rede municipal de ensino e administração municipal. Cada aluno recebeu um kit de material escolar e um kit de uniforme.
O evento contou também com o 1º Sarau de Poesias do Projeto Resgatando Histórias no Cinqüentenário de Presidente Castello Branco onde alguns alunos representando sua escola  declamaram uma poesia.  





Visita à  feira do peixe vivo

           Nos dias 16 e 17 de abril de 2014, aconteceu na sede do município a IX feira do peixe vivo.  Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas espécies de peixe, bem como sua alimentação. A nutricionista Luciane conversou  sobre a importância do consumo da carne de peixes, ao final cada um degustou uma mini pizza com recheio de peixe. Algumas fotos do evento..







Visita do Ministério do Meio Ambiente

            No dia 16 de abril recebemos em nosso município um representante do ministério do meio ambiente para verificar o trabalho que é desenvolvido na área da coleta seletiva de lixo. Nossa escola também recebeu a visita e os alunos e professores apresentaram as ações que são realizadas com o projeto Pomar Escolar: Uma proposta de agrofloresta.

            Nosso município é um dos finalistas do prêmio nacional que reconhece as melhores iniciativas públicas de sustentabilidade .Confiram algumas fotos: 







Programa " Saúde na escola"


No dia 12 de Março profissionais da saúde estiveram na escola realizando ações do programa “Saúde na escola”. Entre as atividades desenvolvidas  as crianças foram pesadas e medidas, foram pesadas as mochilas, foi verificado a pressão arterial e realizado uma avaliação dentária. 

Conversa inicial sobre as ações do programa.

Verificando o peso. 

Verificando a altura...


Verificando a pressão arterial. 



I Assembleia de Pais do ano de 2014 

No dia 06 de Março de 2014 aconteceu a I assembleia de pais com eleição da nova diretoria da APP. Durante o encontros diversos foram os assuntos discutidos e aprovados, dentre eles o regimento escolar, prestação de contas e assuntos gerais.



Nova diretoria da APP.





Conselho de Classe do III Bimestre/2013 

No dia 17 de outubro aconteceu na escola o III  Conselho de Classe com entrega de boletins para os alunos do ensino Fundamental e amostra de atividades para os alunos da Educação Infantil. Neste evento tivemos a participação da psicóloga Patricia Savaris falando do tema " Limites, relação pais e filhos".





Homenagem ao dia do professor

No dia 15 de Outubro professores e alunos representantes da escola CMEI Acalanto vieram até nossa escola para prestar uma homenagem aos professores pela passagem do seu dia. Parabéns aos professores e alunos que organizaram a bela homenagem. MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!!







Tarde esportiva e recreativa
No dia 04 de outubro de 2013 aconteceu a tarde recreativa e esportiva com todos os alunos da rede municipal de ensino. Durante toda a tarde aconteceu diferentes atividades como forma de interação entre os alunos da rede, entre as atividades as que se destacaram foi o futsal dos alunos e professoras, amarelinha, jogos de encaixe, entre outros. O lanche foi servido durante o evento. Todas as crianças se divertiram e gostaram da tarde.
Confiram algumas fotos...

Abertura das atividades

Jogo dos alunos do Ensino Fundamental


Jogo da Educação Infantil 


Jogo de futsal entre as professoras!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário